quarta-feira, 26 de outubro de 2016

4º Retiro Anual de 2016, em Jundiaí

O Retiro, que aconteceu de 14 a 16 de Outubro, foi iniciado com a apresentação do Padre José Alem, fazendo-nos um convite para relaxar ao som de uma música e com suas palavras afim de poder entrar no contexto do Retiro e estar completamente desligados de tudo para poder aproveitar e fazer uma reflexão e um balanço de como estamos vivendo afim de alcançar o crescimento pessoal e espiritual e assim conseguir o equilíbrio entre a carne e o espírito.



Ouvimos que crescer na graça que é a mais linda aventura da vida. Conhecer Jesus e o conhecendo melhor conseguiremos amá-lo e seguí-lo. Não devemos nos deixar levar pelas ambiguidades da vida que são as coisas falsas que fazem-se passar pelas coisas boas e nos enganar. Cristo é o Caminho a Verdade e o sentido da Vida. Para conhece-lo é preciso viver a palavra de DEUS e testemunhá-la também. A importância da oração, como orar, meditação da palavra, viver os sacramentos, catequeses. Levar Cristo em nossa vida é pregar com atitudes.

Fizemos uma revisão de vida como cristãos, como membro da ENS, vimos os 6 ponto de observâncias, falamos de Partilha, Escuta da Palavra, Meditação, Oração Conjugal, Dever de Sentar-se e Regra de Vida.

No tema da Misericórdia pudemos perceber o real sentido da palavra, a qual é um tema inesgotável onde vemos que o amor é completo em todos os sentidos e aspectos: bondade, compaixão, perdão, piedade e a graça. É diante do reconhecimento de sermos pecadores e nos arrependermos que se manifesta a misericórdia de DEUS onde Jesus é a principal figura para se consolidá-la.

Devemos Amar como DEUS nos ama sem interesse e sem restrições a quem. É um morrer para nosso EU e imitar Jesus, ver em nosso semelhante Jesus. Esse amor é uma experiência da Santíssima Trindade.

Sobre Maria vimos que com o seu Sim a DEUS a sua fidelidade e sua entrega total é o modelo de santidade na Igreja e nossa educadora na Fé. O modelo de Fé sendo discípula de seu próprio Filho e serva de DEUS, vivendo o Evangelho segundo a Sagrada Escritura. Que imitemos Maria e que com a nossa devoção possamos viver segundo o Evangelho para sermos suficientemente cristãos.

Tivemos a grande graça de termos a confissão e podermos estar totalmente preparados para a Eucarístia. Muito especial foi também o Terço que rezamos em torno da fonte onde cada um rezando com velas representou as contas do rosário.

Um momento mais que sublime foi o pacto de amor com Maria onde prometemos diante de Deus, de Jesus Cristo e do padre, tê-la como nossa mestra, amiga do céu e da terra, onde encontraremos o refúgio, amando-a e obtendo através dela o amor de Jesus, obtendo sempre dela a força para sermos humildes e simples como seu exemplo de vida, meditando e vivendo a sua palavra.

Foi um ótimo início de caminhada nesse nosso primeiro Retiro Anual na ENS. Que possamos colher os bons frutos dessa linda jornada em nossas vidas. Que DEUS nos mantenha sempre perseverantes. Que Nossa Senhora cubra com seu manto de amor a todas as ENS, ao nosso Papa, aos Sacerdotes e ao mundo todo!


José Carlos e Ivete Fávaro
Eq. 2B - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário