segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os Salmos - Uma expressão de vida

O povo hebreu sentia, no decorrer dos seus dias, que caminhava através de uma história que podia ser intitulada de “A História de Deus e do Homem”. Esta passava pelos séculos, mostrava a essência da vida desse povo e era o resultado de um contínuo relacionamento com Alguém que se comunicava diretamente com ele em seus instantes cruciais.

O povo hebreu desejava registrar tudo isso em uma síntese concreta. E fazia brotar, dos lábios e dos corações, por anos e por séculos, esses fatos espetaculares. A este registro se dá a denominação de Salmos. A sua fonte, dessa maneira, é a própria vida humana, iluminada por Deus. Neles encontramos aquilo que estava no interior desse povo, uma expressão autêntica do que lhe ia à alma: a descoberta da natureza do homem, o espelho fiel de sua vida e o reflexo de sua verdadeira identidade.

Enfim, os Salmos se constituíam em uma longa e cuidadosa tentativa de resumir a intervenção de Deus na vida humana, onde procurá-Lo e no que consiste a sua presença salvadora: “Até quando esconderás de mim a tua face?” [Sl 13 (12), 2].

Os Salmos expressam a resposta a essas aspirações: “só quem não caminha em Deus nada percebe”! É peregrinando por esse caminho que o povo teve a certeza do convívio com Deus e da relatividade das demais coisas, das suas inseguranças: “Sem Deus, tudo é fuga” [cf. Sl 73 (72), 15], “sem Deus a vida não tem sentido” [cf. Sl. 73 (72), 27-28],“Deus é o fundamento e o futuro da vida” [cf. Sl. 27 (26), 1-3]!

Alguns de nós, Equipistas, poderiam questionar: os Salmos nada têma ver hoje com nossas vidas, constituem-se em problemas diferentes, em culturas diversas, em situações muito arcaicas. Essas “alegações” constituem um equívoco se não aprofundarmos as nossas vidas e não formos capazes de perceber as vibrações de vida que afloram nos Salmos.

Tanto esse povo como nós devemos ser vasos comunicantes na demanda de um sentido de vida e de uma solução para os problemas do dia a dia:

“Deus é o guardião de nossas vidas”!
[cf. Sl 121 (120)]


Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

Um comentário:

  1. Parabéns pelas matérias de cunho catequético colocadas no blog.
    Parabéns Fátima e João Bosco e administradores deste blog. Muito bom !!

    ResponderExcluir