segunda-feira, 5 de outubro de 2015

As linguagens do orgulho e do amor

Estamos peregrinando pela História da Salvação: ela nos conduz ao aprendizado de Deus como Senhor da história! 

Um homem sem ou contra Deus torna-se um impasse para si, não podendo construir uma sociedade que permaneça coesa: é um sinal de desunião, a “Linguagem do Orgulho”!

Já nas origens o homem ousou tornar-se igual a Deus: “No dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir e vocês se tornarão como deuses” (Gn 3, 5). E o homem e a mulher comeram. O resultado foi catastrófico: não conseguiam se entender...

Caminhando pela Bíblia, continua claro o resultado dessa atitude: o Dilúvio, seguido do desastre da Torre de Babel. Os homens, querendo construir uma elevação que chegasse aos céus, para que se tornassem deuses, não mais se compreenderam (cf. Gn 11, 1-9).

Querendo estar unidos contra Deus, a união logo se desfez, porque cada um buscava seu próprio interesse. É a vontade de poder do “super-homem” de todos os tempos. As consequências são terríveis: “Como é que você caiu do céu, filho da aurora? Como é que você foi jogado por terra”? (Is 14, 12). 

Qual é a linguagem para que todos nos entendamos e possamos atingir a construção de uma sociedade justa, de comum união? “A Linguagem do Amor”, uma expressão clara em qualquer lugar.     
Quando os homens buscam a Aliança, Deus entrega o seu Espírito e a humanidade inteira passa a usar da mesma língua, “o Amor”, com a ampla reunião de todos, bem como de nós, Casais Equipistas, no entendimento, na liberdade e na paz: 

“E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus”! 
(At 2, 11).

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário