domingo, 4 de agosto de 2013

Retiro Anual – Um PCE para encher as nossas talhas

À luz do Evangelho das Bodas de Cana (João 2, 1-11), nos reunimos neste final de semana para realizarmos esse maravilhoso PCE.

O Retiro Anual nos aproxima de Deus em casal. Deixar a casa, os afazeres cotidianos, as famílias, e porque não até os problemas para, em casal, nos aproximar de Deus, deve ser encarado como um privilégio e não como um sacrifício.

Nesses dias pudemos experimentar o vinho das bodas, mas também pudemos refletir sobre tudo o que aconteceu naquela festa. Olhar para cada detalhe, quem estava lá, quem trabalhou para que a festa pudesse acontecer, qual era a comemoração, etc. E com isso, através da Oração conjugal e do Dever de Sentar-se, surgiram alguns pontos que nos fizeram refletir:

- O convidado - Se não tem Jesus, não tem festa.

- A hospitalidade - Receber os convidados com alegria

- A escuta - Escutar Jesus e alimentar a fé fazendo tudo o que Ele nos disser

- Confiança – Maria sabia do que Jesus era capaz

- Tempo de transformação, de mudanças – não devemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam, porque se ficarmos estáticos e apáticos, o vinho pode azedar ou até acabar

- O convite – somos convidados para a festa. Devemos saber dizer SIM. Dizer SIM às coisas de Deus. Dizer SIM às coisas do Movimento das ENS.

- A defesa descabida – devemos evitar de nos colocar na posição de que “a minha (ou a nossa) hora ainda não chegou”. Devemos sempre estar prontos para participar, mas também para ajudar na festa.

E saímos da casa hoje com a certeza de dizer a Deus que queremos cuidar das coisas que ele nos confiou, Nossa família, nossa equipe, nosso casamento... Estamos abertos a atender as solicitações de Deus na nossa vida.

E para finalizar, transcrevo aqui um texto para reflexão, entregue em um dos intervalos.

Com os olhos do amor
“Amar não significa apenas ter sentimentos amorosos. É Preciso o crer, o ver bem, para poder amar, tratar bem. O amor necessita primeiro de uma nova forma de ver. Peça a seu anjo do amor que lhe dê novos olhos, para que você possa ver as pessoas ao redor e a si mesmo sob uma nova luz, para que você possa descobrir o núcleo bom em você e nos outros”.

Paz e Bem.

Ricardo e Bete Zuim
Eq. 19 A - Jundiaí/SP

As fotos deste final de semana, enviadas pelo casal Cláudia e Moisés (Eq. 21 B), estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário