segunda-feira, 15 de julho de 2013

Testemunho - Encontro de Equipes Novas

Um Encontro Contagiante!

Ir a um encontro do movimento, como membro novo das Equipes de Nossa Senhora era algo, digamos, um tanto angustiante. ‘Não conhecíamos ninguém, ficaríamos deslocados’ – pensaram muitos dos casais que conversamos. Mas Deus os chamou. 

O Encontro de Equipes Novas, realizado nos dias 13 e 14 de julho, na casa religiosa das irmãs Agostinianas Missionárias, no bairro da Colônia, em Jundiaí, foi muito mais do que um encontro de formação e aprofundamento da pilotagem. Foi, na verdade, um novo e contagiante ‘despertar’. Uma bênção e um sopro novo para aqueles que estão ingressando no apaixonante movimento das Equipes de Nossa Senhora. A ‘angustia’ de muitos casais ali acabou se transformando em entusiasmo durante os dois dias do encontro. 

O primeiro dia teve palestras de casais de formação com 15, 20 anos de equipes, e explanação do padre Paulo Renato, de São José dos Campos. Aliás, padre Paulo Renato tocou no coração de muitos casais com explicações didáticas, esclarecedoras e, muitas vezes, emocionantes. Seu amor pelo movimento foi evidente. E contagiou. Já no domingo teve uma particularidade ainda mais emocionante. Uma das dinâmicas foi a realização do ‘Dever de Sentar-se’ no local. Os 21 casais se espalharam pelos jardins da bonita casa religiosa para a realização de um dos PCEs mais importantes do movimento. Era bonito de ver. Conversando com um aqui outro ali, pudemos perceber que existiu um Dever de Sentar-se Verdadeiro, com Cristo, pela primeira vez para muitos dos cônjuges no local. Muitos daqueles casais que passaram o sábado inteiro em formação, descobriram, no domingo pela manhã, o real sentido daquele PCE. 

Os formadores realizaram ainda uma dramatização didática e pedagógica de como NÃO realizar uma reunião de equipe. A dramatização acabou aproximando ainda mais os iniciantes, pois muitos viviam aquela realidade retratada no palco montado com tanto carinho pelos formadores. Mas foi nas reuniões de grupo e na plenária, ao final do encontro, que foi possível tirar as dúvidas de todos os casais. Só se cresce no conhecimento se o casal leva e traz uma experiência em Deus – isso foi evidente nos dois dias.

O encontro foi encerrado com celebração de envio, presidida por padre Samuel. Casais de várias localidades: Jundiaí, Arujá, Vinhedo, Americana e Votorantin, agora estão prontos para esse novo desafio, porém, com gosto de ‘quero mais’. “As equipes não podem ser apenas um movimento conservador da fé: é preciso que sejam fermento. Não basta possuir o ensinamento do Mestre, é preciso possuir o Espírito de Cristo, o mesmo Espírito Santo que, no Pentecostes, transformou tímidos seguidores em testemunhas ardorosas do Senhor.” (Padre Caffarel). Vamos ser fermento gente?

Hanaí e Eli
Equipe 12 A - Jundiaí/SP





As fotos deste final de semana estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário