quinta-feira, 18 de julho de 2013

Poço de Jacó e os pontos concretos de esforço

O Evangelho de João, em seu quarto capítulo, relata o encontro de Jesus com a Samaritana. O texto tem uma riqueza simbólica extraordinária, uma mensagem evangélica belíssima e nos traz um horizonte infindável de reflexões. Vamos tentar nos transportar para o nosso dia a dia do Movimento, mais especificamente, para vivência dos Pontos Concretos de Esforço (PCEs).

Trata-se do encontro de uma samaritana com Jesus vivo, através da água viva, e a partir daí, sua conversão, comunhão e testemunho para seu povo.

Os PCEs foram pensados para que vivamos esse encontro, e não para que se transformem numa obrigação ou numa espécie de rotina. Eles são um convite à mudança, à conversão, conversão à vida, aquela que Jesus veio trazer e para qual nos convida: “A água que Eu lhe darei vai se tornar uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.

Façamos então algumas reflexões, utilizando esta rica passagem bíblica, sobre a nossa vivência dos PCEs e as nossas mudanças de atitudes de vida.

Escuta da Palavra:
Jesus disse à samaritana:“Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E Ele daria a você água viva”. Ele mesmo, o Verbo de Deus, que fez brotar no coração da samaritana – e no nosso – a água viva. A nossa conversão, contínua, deve ser fruto do encontro com Cristo.
Estamos realmente experimentando a alegria da abundância da água viva, escutando assiduamente Sua palavra, ou ainda não nos libertamos da insuficiência do poço do qual bebemos?

Oração Conjugal:
Continuando seu diálogo, Jesus prossegue: “Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
Temos nos envolvido, juntos, em oração, na busca de uma nova vida, de uma nova verdade, e deixado a graça penetrar em nossa espiritualidade conjugal?

Dever de Sentar-se:
Jesus, cansado, se senta na beira do poço de Jacó. Jesus disse: “Dá-me de beber”. E depois, a mulher não vê mais em Jesus um judeu, mas um profeta e mais tarde, o messias e finalmente o salvador.
Temos, às vezes, mesmo cansados, sentado com nosso cônjuge ou nossos familiares, na presença do Espírito de Deus, aceitando o diálogo, pacientemente, e reconhecendo o sabor da água viva?

Regra de Vida:
A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar”. A mulher abandona sua jarra, porque descobriu uma outra “água”.
Temos, paulatinamente, nos esforçado para abandonar a nossa jarra e, com regras de vida, optarmos por uma fonte que jorra para a vida eterna?

Meditação:
“Sou eu que falo contigo”, disse Jesus. De modo pedagógico e delicado, Jesus conduziu a samaritana nos meandros da fé, a ponto de fazê-la compreender que tinha diante de si o Messias longamente esperado.
Em nossa meditação, estamos acolhendo o dom de Deus, na pessoa de Jesus, através de sua palavra?

Retiro Espiritual:
Jesus disse à samaritana: “Aquele que beber a água que eu vou dar, este nunca mais terá sede”. Todos buscam algo que lhes mate a sede, mas encontram apenas águas paradas. Jesus traz água viva corrente e faz com que a fonte brote de dentro de cada um.
Temos buscado uma intimidade com Deus, suficientemente sincera, para respondermos a Jesus que não teremos mais sede?

Vamos partilhar essas reflexões em nossa reunião mensal. Vamos assumir nossa identidade e compromisso cristãos com fidelidade. Assim estaremos vivendo a mística e o carisma do nosso Movimento. E certamente viveremos melhor!

Marluce e Olber 
Eq. A7 – N.S. Aparecida 
Itaúna-MG
Carta Mensal - Jun/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário