sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encontro consigo mesmo

Gn 3, 1-13 - Encontro consigo mesmo (1° Encontro)

Neste pequeno trecho do livro do gênesis podemos perceber que o homem e a mulher estão nus, sem, contudo sentirem vergonha. É mais do que a mera observação de que não estão vestidos. A continuação da narrativa permitirá a cada casal equipista perceber que a “nudez” simboliza a nudez do homem e da mulher com Deus. Nesta relação do homem com Deus é possível perceber que não existem máscaras. O estar nu, consiste no estar diante de Deus e ter a absoluta certeza que não é preciso ter vergonha. É a partir de uma ruptura, ou seja, quando o homem deixa-se conduzir pela serpente é que sente uma vergonha profunda diante do chamado de Deus: “Adão, onde estás?” 

Esta pergunta Deus faz a cada casal, quando se desviando do caminho da santidade conjugal, sente vergonha de estar diante de Deus sem máscaras. A vergonha que o ser humano sente diante do erro cometido, é o medo de se apresentar diante do Pai com suas vitórias, derrotas, alegrias, tristezas, na saúde e na doença. 

Neste início de encontro todos vocês são convidados a perceber onde estão neste momento de suas vidas, lembrando, todas as coisas que os envolvem, permitindo que assim possam perceber que, como Adão, o casal tem medo e se esconde. 

A lei da física nos permite entender o óbvio, ou seja, toda ação tem uma reação contrária. Neste sentido nos torna claro que a conseqüência do pecado do homem e da mulher é a consciência da nudez, que procuram remediar costurando folhas de figueira e delas fazendo tangas, para “amenizar” a vergonha que estavam sentindo. 

No diálogo de Deus com Adão, notamos que este, em vez de responder a pergunta de Deus “Onde estás?” dá como razão de ter-se escondido o simples fato de estar nu. O argumento é válido, apesar do fato não parecer verdade. 

Diante de Deus os casais não podem encobrir suas culpas e suas vergonhas, pois é em Deus e amparados pelas Equipes de Nossa Senhora, que eles se permitem receber o auxílio necessário para responder a tal questão: “Onde estás?” 

Neste sentido, para ajudar vocês, quero lembrar que, Adão quis fazer uma experiência de Deus, partindo de Deus mesmo e acabou se perdendo, durante essa experiência. Isso porque não soube reconhecer que, a partir do seu limite humano, do seu encontrar-se consigo mesmo, seria possível encontrar-se com Deus. Todo casal ao fazer uma experiência de encontro consigo mesmo permite a si e aos outros um encontro privilegiado com Deus. 

Sugiro que vocês possam viver um deserto onde cada um se permita fazer a experiência de se deixar questionar por Deus a respeito de si mesmo: “Onde estás?” 

Pe. Márcio Felipe de Souza Alves
SCE das Equipes 6A e 7A e do Setor Jundiaí A
* Tema apresentado no Retiro Anual das ENS Jundiai (19, 20  e 21/Out/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário