quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Testemunho

A importância do meu Eu, na vida matrimônial 
Uma visão pós retiro de 2011 

O Retiro Anual hoje, na minha vida matrimônial, sem medo errar e posso até responder por minha esposa, sem dúvida é Ponto Concreto de Esforço mais fácil de fazer. Repito: fazer, mas não viver. Por que digo isso? Pois Deus nos deu uma equipe que, quando na primeira vez que participamos de um Retiro, nos orientou corretamente do que seria este PCE, então fomos de mente aberta e corações desarmados para aprender e principalmente crescer, por isso o motivo de ser para nós, hoje, um dos momentos do ano mais esperado. Mas o que quero comentar com essas mal colocadas palavras neste texto é: o que o retiro deste ano me propõe a modificar no meu matrimônio. 

Para mim, quando é anunciado a data do retiro anual da ENS, nasce a expectativa de um tempo onde acontecerá momentos e temas relacionados a vida matrimônial e conjugal e que poderá nos ajudar e orientar a como viver uma vida em casal, onde Cristo é o centro e fundamentada nos principíos que Ele nos deu. Confesso que houveram alguns que saí com a necessidade de algo mais, nem por isso menos importantes, porém, faltou algo. Acredito ser mais de minha parte do que do próprio palestrante. Digo isso pois, quem participa de um retiro de casais do Padre José Roberto sabe do que estou falando, da grandeza que ele nos oferece para o crescimento do casal. 

Sendo assim quando iniciou o retiro na sexta-feira (29/10/2011), confesso que após a apresentação do Padre Milton e o mesmo começou a detalhar o que seria o retiro desse ano, pensei: 

- Nossa, tô até vendo! O retiro não vai ser muita coisa relacionada ao casal, mais uma vez vou embora sem aquilo que vim buscar. Como viver a minha matrimônial? 

Estava cansado, após um dia longo e calorento de trabalho, mas me esforcei para ouvir o que ele passava com grande sabedoria, apesar de sua pouca idade. Foi o início, onde, sem usar de força fisica alguma, apenas com palavras, o jovem Padre começou a me desarmar e a fazer eu abaixar a guarda, apenas mostrando a importância do meu Eu comigo mesmo, com o outro e com Deus. Com textos retirados do Livro escrito com Henri Doim (desculpe se a escrita esta incorreta, pois nem imagino com se soletra, escrevo como entendi) "Podeis beber do Calice?", Padre Milton mostra que se eu não me conheço, como posso mostrar o que, ou melhor, quem eu sou? A apartir daí comecei a pensar que marido tinha "vendido" para minha esposa. Por que isso? Porque percebi que pouco me conhecia e que por muitas vezes nem com Deus eu me relacionava verdadeiramente, colocando máscaras que poderia mudar minha face, mas não o meu ser. Vivia então uma vida de inverdades, que no meu cálice posso encher do que me é mais viavél, porém, o gosto pode ser amargo. 

Logo pelo sábado de manhã, nos propôs o jovem palestrante, três leituras e com a Lexodivina, de conversarmos em particular com Deus, mostar quem realmente eramos. E que BOM que foi!!! Despojar das vestes e máscaras que carregava e ser quem realmente eu era. Só por esse momento já me valeu e muito esse retiro, por que nesse momento tinha a certeza da mudança que Deus fazia em meu matrimônio, ou melhor, fazia em mim. Vendo que isso ocorreu apenas no sábado de manhã, imagina ainda o que passariamos até a hora do almoço de domingo e foi o que aconteceu. Agora disposto a ouvir, me transformava a cada palestra e momento que vivia naquele lugar. Cheguei ao final totalmente, não digo modificado, mas, com disposição à mudança e isso tomei pra mim, pois preciso primeiramente aceitar quem sou e com a ajuda agora da minha esposa, a mudar com um único objetivo, alcançar o reino, mas não sozinho e sim junto com ela. E é por momentos assim e por pessoas assim como o Padre Milton que sou feliz de participar das ENS, pois este casais não fazem só parte de um Movimento que participo e sim são parte integrante da minha vida e do meu matrimônio.


Jorge (da Alessandra)
Equipe 3A - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



* Testemunho recebido através do email ens.jundiai@gmail.com e autorizado a ser publicado no blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário