segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Deixar-se "balançar"

Queridos irmãos equipistas:
Pensando em nossas reuniões de novembro, mês significativo para os membros das Equipes, veio-nos à mente uma imagem da infância: costumávamos balançar as árvores para ver caírem seus frutos e comê-los. Essa lembrança fez-nos refletir sobre os frutos que não caíam. Ora, eles não caíam, porque estavam firmes e seguros, agarrados aos vários braços do tronco. Processo análogo é vivido nas Equipes de Nossa Senhora.
Se acreditamos verdadeiramente que as Equipes são um caminho de espiritualidade conjugal, embasado na fé de que nos reunimos em nome de Cristo; na ajuda mútua e no testemunho, caminho que nos levará a uma mudança de rumo, então este é o mês propício para cada casal e cada equipe deixar-se balançar por Deus, sem sofrimentos, sem medos, confiantes nas palavras de santo Agostinho: “Cristão, na tua nave dorme Cristo. Desperta-o, que ele admoestará a tempestade e far-se-á a paz”.
O ouro e a prata são provados no fogo; o fruto e o equipista são provados no balançar da árvore: Nosso compromisso continua sólido, firme, seguro? Ainda desejamos ser dois “buscadores de Deus”? “Estamos de pleno acordo com a natureza, as orientações e a pedagogia das ENS?” (Caffarel).

A Reunião de Balanço é uma celebração. Uma rica oportunidade de todos celebrarmos a pertença às ENS, confirmando nossa vocação equipista. Uma vocação especial porque, firmada na ascese cristã, na escuta da Palavra de Deus, na oração interior e na Eucaristia, irá nos “precaver contra a inconstância e de fazer frente ao nosso gosto de independência, que muitas vezes nada mais é do que uma forma de orgulho e de autossuficiência” (Caffarel).

Abraçados pelo amor de Deus e conduzidos por Jesus, deixemo-nos, de coração aberto, balançar e guiar pelas moções do Espírito, que infunde as energias necessárias para a vida renovada.
Com carinho e unidos em oração,

Cida e Raimundo 
CR Super-Região Brasil 

* Texto extraído da Carta Mensal de Novembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário