quinta-feira, 3 de novembro de 2011

2º Retiro Anual das ENS de Jundiaí

Aconteceu no ultimo final de semana, dias 28, 29 e 30 de Outubro, o 2º Retiro Anual das ENS de Jundiaí, do ano de 2011. O tema do retiro foi "Podeis beber deste cálice?"e foi conduzido pelo Pe. Milton Rogério Vicente. Os casais equipistas que participaram, sairam fortalecidos na fé e na busca pela Santidade conjugal.

As muitas (e lindas) fotos deste final de semana estão disponíveis aqui.

Veja a seguir, alguns depoimentos de casais que participaram do Retiro:

"Estamos participando pela primeira vez do Retiro que é também um Ponto Concreto de Esforço, e achamos muito importante para a nossa caminhada em equipe e conjugal, pois é exatamente onde conseguimos nos desprender do mundo em que vivemos e nos aproximar cada vez mais do mundo celeste. Conseguimos ficar mais tempo perto de Deus e refletir tudo sobre nossas vidas. Sentimos uma experiência incrível, a presença de Jesus constante no nosso coração." (Aline e Fábio - Eq. 18A)

"Quando fomos convidados para fazer um Retiro, sempre nos dá uma vontade de responder que não vamos, pois é mais prático quando já se está vivendo uma rotina. Mas como em nossa vida sempre para Deus dizemos nosso "eis me aqui Senhor!" nos colocamos a caminho. E para nós sempre é um momento especial pois é a oportunidade de esvaziar-nos de nossa pobreza, fraqueza, desilusões, desejos, anseios e muitas outras coisas para nos encher do Amor de Deus, que cura tudo e nos renova sempre e se não sairmos do mundo, não conseguimos nos abastercer do Espírito para continuarmos nossa caminhada." (Fernanda e Renato Leone - Eq. 18B)

"Participar deste Ponto Concreto de Esforço nos dá forças para cumprir os demais. Nos renova como casal. Deus nos chama a segui-lo. Isso é muito importante na vida conjugal, significa estarmos mais próximos de Deus. Participar deste Retiro no dia do meu aniversário (Fernanda), foi muito especial e gratificante, o melhor presente que Deus me deu. Me sinto escolhida e privilegiada, rodeada de amigos e sentindo a presença de Deus, me senti mais que abençoada!" (Fernanda Turchetti e Cristian - Eq. 18B) 

"É um momento especial de reflexão, de parada, de análise da caminhada, de correção das fraquezas. Foi especial o tema "Podeis beber deste cálice?". Revemos nosso tempo de caminhada. Saimos com uma regra de vida, uma forma prática de vivermos a espiritualidade, de se apresentar a Deus como estamos, seja vazios, com tristezas ou alegrias. Só ganhamos como Retiro e lamentamos por quem não pode vir. Vamos passar para os casais de nossa equipe. O Sacerdote tão novo nos surpreendeu." (Lígia e Carlos - Eq. 4A - 35 anos de ENS)

"Não é obrigação, é necessidade pararmos para ter esse momento com Deus. É difícil levar para o dia a dia. O conteúdo foi todo novo, nunca tivemos nada com a referência de cálice. Foi bom que não virou curso/reunião de grupo, gerou reflexão interna e introspecção. O que nos tocou, vamos passar para os demais casais." (Dina e Chico - Eq. 3B - 46 anos de ENS)

"É um momento único que nos é oferecido pelo movimento das ENS durante o ano, um momento onde despojamos de nós mesmos, olhar para nossa vida, nossa caminhada. O Retiro é um encontro com Deus que nos leva a um encontro com nós mesmo. Poder sentir o amor de Deus, com tudo o que trazemos para o Retiro: o cansaço, as dificuldades e os medos. Ter a certeza que Deus pode transformar nossa vida e a partir desta transformação, ter um olhar diferente diante de tudo que nos abate, e assim ter a coragem e força de levantar o cálice da nossa vida com tudo que nele está, alegria, tristeza, amargura e celebrar a vida. Assim fomos agraciados neste retiro com a pregação do Pe. Milton, que com dedicação, amor e zelo preparou esse Retiro, muito inspirado pelo Espírito Santo, partilhando a experiência concreta e vivida de Henri Nouwen, de entender e beber do cálice de Jesus, o cálice da Salvação. Retiro é esse tempo de silenciar, para ouvir a voz de Deus." (Sueli e Osvaldo - Eq 8B - 16 anos de ENS)



* Colaboração: Elis e André, da Eq. 19A, que ficaram responsáveis pelas fotos e colheram os depoimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário