quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O tempo do Advento

Na tarde do dia 26, na celebração vespertina e no dia 27 de novembro, domingo, O Dia do Senhor, teremos a alegria de inaugurar o novo Ano Litúrgico da Igreja, a começar pela sua primeira etapa: o Advento - o período que faz memória da vinda de Deus no meio de nós. 

Em todo Ano Litúrgico é comemorado duas grandes festas: Páscoa e Natal. Ambas as festas é precedidas por um tempo em preparação. A Quaresma para a Páscoa e o Advento para o Natal. 

Durante o Tempo do Advento, vamos percorrer um caminho de Quatro Domingos até chegar ao Natal. No primeiro Domingo prevalecem às imagens do “fim dos tempos”, não como ameaça, mas como alerta para que ninguém seja tomado de surpresa. No segundo e terceiro Domingos, os personagens que mais se destacam são os profetas Isaías e João Batista: anunciam a salvação que está próxima e que virá com absoluta certeza. Por isso, alegria e conversão se misturam na preparação da vinda do Salvador. No quarto Domingo, a personagem principal é Maria. Ela está pronta para dar à luz o Salvador tão esperado. 

A cada Ano Litúrgico, a Igreja nos apresenta um evangelista para meditarmos à luz da Palavra de Deus e neste Novo Ano Litúrgico vamos refletir o Evangelho de Marcos. O evangelista por sua vez, durante o tempo do Advento vai nos alertar para ficarmos prontos para o encontro com Deus que se aproxima. 

Neste sentido, é preciso celebrar e nos preparar para o Natal do Senhor, pois, celebrar o Natal é reconhecer que “Deus visitou seu povo” ( cf Lc 7,16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a “estar com Jesus”, e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça. 

Sendo assim, neste tempo que antecede o Natal, nós católicos somos convidados a preparar nossos corações para que haja espaço para o Verbo Encarnado, que veio salvar a todos. Por isso, meus irmãos, neste tempo do Advento, tempo favorável para a preparação do nosso coração, deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. 

Aproveitemos irmãos equipistas, durante o Tempo do Advento para pedir a Mãe de Deus que interceda por todos nós, para que possamos estar com o coração aberto ao Senhor que vem! Aliás meus queridos casais, o Tempo do Advento é um tempo propício a veneração a Mãe de Deus. O Papa Paulo VI na sua encíclica “Marialis Cultus” diz: “O Advento deve ser considerado como um tempo particularmente adequado para o culto da Mãe do Senhor”. Por isso, meus irmãos, o Tempo do Advento é marcado como um tempo a devoção a Maria. 

Neste tempo vamos recordar a Mãe de Deus em várias ocasiões: dia 08,  Solenidade da Imaculada Conceição de Maria; dia 12, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América Latina); a partir do dia 17, o Advento insere Maria na vivência e celebração do Mistério Pascal; e por fim, a novena de Natal, na qual, cantamos com Maria: “Minh’ alma engrandece o Senhor...” 

Portanto meus irmãos, o Advento nos convida à conversão, a mudar a maneira de pensar, agir e sentir. A conversão nos prepara para celebrar o Natal com coerência e de quem acolhe o Deus feito homem, o Emanuel, o Deus-conosco, a luz que veio a esse mundo e que muitos não quiseram receber. 

Façamos do Advento um tempo de gestação e não tenhamos medo de nascer de novo para o amor. 


Pe. Júlio de Freitas Alves
Sacerdote Conselheiro Espiritual da Equipe 15 A
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário