sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A organização das ENS

Uma equipe não pode viver isolada… O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.


Veja como nosso movimento é organizado, desde seu escalão mais alto, até a Equipe de base:


    • Organização InternacionalA Equipe Responsável Internacional é a instância de responsabilidade geral do Movimento. A ERI, que trabalha em colegialidade é composta de cinco ou seis casais e de um Sacerdote Conselheiro Espiritual disponível para o Movimento. Essa formação é composta por casais de diferentes paises, é um engajamento pessoal e não como representantes de seu país de origem. Seu tempo de exercício é de 6 anos.
      A ERI assume em colegiado, a responsabilidade do Movimento no mundo e exerce esse serviço em união estreita com os casais super-regionais. Tal tarefa é a de animar o Movimento no mundo todo, manter o Movimento ligado à Igreja universal, zelar pela fidelidade à instituição fundadora, exercer e garantir a unidade do Movimento, além da expansão em nível mundial. 
    • Super-RegiãoA Super-Região agrupa as regiões de um país (ou as regiões de paises vizinhos).  "Casal Responsável da Super-Região" é o nome dado ao casal que assume essa responsabilidade. Ele convida outros casais, que no caso do Brasil é composto pelos Casais Provinciais, um Casal Tesoureiro/ Secretário, Casal Responsável pela Carta Mensal e um Casal de Comunicação, além do Conselheiro Espiritual que juntos formam a Equipe de Super-Região. Tendo como principal missão a responsabilidade de transmitir às equipes as grandes orientações do Movimento, de zelar pelo cumprimento de sua pedagogia e seus métodos, de manter a unidade do Movimento e a formação de quadros e dos equipistas, o Casal de Super-Região exerce essa função por cinco anos. Atualmente, nosso movimento no Brasil está composto da seguinte maneira:
    • ProvínciaUma Província engloba algumas ou várias Regiões. No Brasil as Regiões foram agrupadas em sete Províncias, cada uma sob a responsabilidade de um casal denominado "Provincial" que também possui uma equipe de trabalho que é constituída pelo casais Regionais além do Conselheiro Espiritual
    • Região - A Região agrupa vários setores quase sempre vizinhos, com o objetivo de ajuda mútua. É um lugar    de comunicação e de comunhão entre os casais responsáveis de setor, os membros das equipes de setor e outros casais que assumem um serviço. Um casal é escolhido como "Responsável de Região" para exercer o serviço durante quatro anos. Com a ajuda de uma equipe e de um Conselheiro Espiritual ele responde a um objetivo comum de animação, ligação, formação, difusão, reflexão, discernimento e de construção da unidade entre as equipes da sua área.
    • Setor O Setor é uma comunidade de equipes que querem caminhar juntas e se ajudar mutuamente nesse caminho. Elas formam uma unidade geográfica de cinco a vinte equipes. A responsabilidade do Setor é confiada a um casal, por convite do Movimento. Esse casal é chamado "Responsável de Setor" e é ajudado por "uma equipe de setor", constituída por alguns casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual. O tempo de serviço do casal Responsável de Setor é de três anos. A animação espiritual das equipes, a ligação entre elas, a formação, a organização de atividades e a difusão do Movimento são as suas principais funções.
    • EquipeUma equipe é constituída por cinco a sete casais e assistida por um sacerdote conselheiro espiritual. Os membros de uma equipe são cristãos unidos pelo Sacramento do Matrimônio validado aos olhos da Igreja Católica que: exprimem sua vontade de pertencer ao Movimento; aceitam tomar parte na vida comunitária da equipe e do Movimento; comprometem-se a ser fiéis ao espírito e a colocar em prática os métodos das Equipes de Nossa Senhora; respeitam a liberdade de consciência dos outros equipistas e as suas diferenças humanas e sociais; procuram viver na fidelidade ao Papa, seguindo a doutrina da Igreja.


Atualmente, no Brasil, somos 3.353 Equipes, o que corresponde a 19.350 casais, sem falar nos 426 viúvos(as), que mesmo após a partida de seus amados, não abandonaram o carisma do movimento. No site do movimento podemos ver mais dados, inclusive a distribuição destes casais nas regiões do Brasil.

Por fim, baseado nas informações acima, vamos agora nos encaixar nesses dados… Nós, equipistas de Jundiaí, pertencemos a:
Super-Região: Brasil (Casal Responsável - Cida e Raimundo)
Província: Sul I (Casal Responsável - Hermelinda e Arturo)
Região: Sul II (Casal Responsável - Cristina e Luciano)
Setor: Temos 2 setores, Jundiaí A (Casal Responsável - Nice e Sérgio) e Jundiaí B (Casal Responsável - Sanderli e Toninho)
Equipe: Temos 17 Equipes no Setor A e 14 Equipes no Setor B (Totalizando 31 Equipes e 31 Casais Responsáveis!)

Um comentário: