quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como surgiu as ENS?

COMO COMEÇOU...

Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé. “Façamos o caminho juntos” responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado. 

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

HISTÓRICO E DATAS...

O movimento iniciou em Paris, em 1938, fundado pelo Padre Henri Caffarel. Durante a Segunda Guerra Mundial o movimento se expandiu e é criada a revista "L'Anneau d'Or" que divulga a experiência das pequenas equipes e sua espiritualidade.

Em 1947 o movimento se organiza e é elaborado um documento fundador: a "Carta das Equipes de Nossa Senhora", ou mais conhecido por "Estatutos", que contém os pontos essenciais que cada casal, membro das ENS, deve seguir.

De 1950 a 1969 o movimento se expande. Primeiro ultrapassa as fronteiras da França, constituindo-se na Bélgica e na Suíça. Chega ao Brasil e a Luxemburgo em 1950; em 1953 às Ilhas Mauricio e Senegal; 1955 a Espanha e ao Canadá; 1956 a Inglaterra; 1955 a Portugal; 1958 à Alemanha e Estados Unidos; 1959 à Áustria e Itália; 1961 à Austrália e Colômbia; 1962 a Madagascar e Vietnam; em 1963 ao Líbano e Irlanda; em 1968 Japão e África francesa e em 1969 à Índia. Diante desta expansão, optou-se por manter o movimento como um único movimento mundial de caráter internacional.

Em 1975, as Equipes de Nossa Senhora são reconhecidas por Roma como uma "Associação Internacional Católica" - carta do Cardeal Roy, Presidente do Pontíficio Conselho para os Leigos.

Em 1976, a "Carta das Equipes de Nossa Senhora" é revista por uma equipe responsável, que elabora o documento definitivo : "O que é uma Equipe de Nossa Senhora". Esta é a principal referência para as Equipes de todo o mundo. Neste mesmo ano, no Encontro Internacional de Roma nascem as Equipes Jovens de Nossa Senhora.

Em 1992 o Pontíficio Conselho para os Leigos reconhece as Equipes de Nossa Senhora como Associação de Fiéis de Direito Privado e seus estatutos são reconhecidos "ad experimentum", isto é, em regime probatório.

No dia 26 de julho de 2002, festa de Sant'Ana e São Joaquim, o Pontíficio Conselho para os Leigos reconheceu definitivamente as Equipes de Nossa Senhora como Movimento de Fiéis Leigos.

Um comentário:

  1. Muito interressante por onde td começou, vemos mesmo
    uma obra grandiosa... Deus lhe dará sabedoria
    pra tocar adiante este projeto q aqui iniciou.
    Eu creio!
    Bjos irma

    ResponderExcluir