domingo, 14 de junho de 2020

O sacerdote: novos desafios, novas experiências

Sou o Padre Marcelo Augusto, pároco da paróquia Santa Ana, cidade de Santana de Parnaíba, diocese de Jundiaí, acompanho duas Equipes de Nossa Senhora, a 3D e a 6B.

Assumi esta paróquia no primeiro dia do mês de março logo que constataram os primeiros casos de Covid-19. O isolamento tornou-se mais intenso para mim pois além de estar em uma nova paróquia, também estava em uma nova cidade (antes estava em Jundiaí), sem conhecer ninguém, distante da minha família, de todas as pessoas que conheço e dos casais das equipes de Nossa Senhora.


Diante de desafios tão grandes como o isolamento, a falta de conhecimento dos paroquianos e até mesmo da própria realidade da paróquia, fez-se necessário uma busca profunda de uma espiritualidade de intimidade com Deus para encontrar o equilíbrio e descobrir caminhos que mantivesse o propósito de evangelizar.


Creio que este desafio se fez presente na vida de todos os padres e também dos movimentos e atividades de evangelização, mediante a essa realidade, as redes sociais lançaram luzes para uma reconfiguração na forma como evangelizamos. Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e tantas outras redes sociais podem parecer algo muito comum para alguns, mas é uma experiência nova para outros. Nestes últimos tempos eu vi sacerdotes que motivados pelo amor missionário aventuraram-se em incorporar essa nova forma de levar Jesus em suas atividades com missas transmitidas através de "lives


Apesar de ter alguma familiaridade com algumas redes, não as viam como uma necessidade e instrumento essencial de evangelização, mas com a pandemia foi possível perceber o quanto elas respondem aos anseios de novos caminhos de evangelização nos tempos atuais.


Nas Equipes de Nossa Senhora, essa nova tecnologia trouxe a possibilidade de nos fazermos próximos mesmo no distanciamento. Próximos na amizade, na fraternidade, na comunhão e principalmente na espiritualidade.


Vejo o despertar dessa nova experiência uma grande ação de Deus que nos inspira a olhar para novos horizontes frente aos desafios e assim descobrimos que em nenhum momento se torna impossível a vivência, o anúncio e o testemunho do Evangelho. Que o Senhor continue nos inspirando para novos caminhos de evangelização!


Pe. Marcelo Augusto

SCE Equipes 3D e a 6B

Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário