terça-feira, 2 de junho de 2020

As maravilhas que o Senhor faz em nós!


Terapia de Casal funciona: saiba quando começar e descubra como ...Sabemos que a graça de Deus é surpreendente! O Senhor verdadeiramente faz em nós, maravilhas, mesmo quando estamos passando por um terrível momento de instabilidades e incertezas. Ele sempre nos mostra que o sustento vem dEle e é aí que temos que colocar nossas esperanças.

Afim de encorajá-los, queremos partilhar mais alguns testemunhos de como os casais tem se sentido nessa época de pandemia. Leiam, vivenciem e se quiser enviar seu depoimento (ens.jundiai@gmail.com), publicaremos também.




Somos o casal Sanderli e Toninho, casados há 29 anos, pais do João Paulo e Gabriel e estamos no Movimento das Equipes de Nossa Senhora desde 2.001; nesse período, tivemos algumas responsabilidades no Movimento e nesse ano de 2.020, somos Casal Responsável de Equipe. Em Janeiro, ao participarmos do EACRE e apresentados ao Tema Casal Santo: Alegria da Igreja, Testemunho para o Mundo, fomos convidados a refletir sobre como esse chamado à santidade é dirigido a todos e tem características particulares à cada pessoa, à vida conjugal, à pessoa consagrada... a santidade é possível e necessária para a nossa vida verdadeiramente feliz, através da graça de Deus e da ação do Espírito Santo. Na orientação: “Não tenham medo, saiamos!” nossa atenção foi chamada a respeito de onde estávamos e para onde queríamos caminhar, pois, não seremos santos escondidos em um buraco, temos que buscar a santidade na família e sociedade. 

Felizes após a participação naquele encontro, com o firme propósito de viver esse caminho formidável, explorando, inclusive, as facilidades tecnológicas para estarmos sempre apaixonados pela pertença às ENS e pelos seus PCEs, fomos surpreendidos pela gravidade de um vírus que transformou nossas vidas completamente. Deus nos fala de maneiras diferentes, é preciso saber escutá-Lo. 

Desde março, não pudemos mais participar das missas presenciais, porém, participamos da Semana Santa e seguimos o Tríduo Pascal on line, em nossa casa, ainda assim, fizemos o Ágape com os nossos filhos, diferentemente de anos anteriores, quando pudemos estar com parentes e amigos. Nessa oportunidade, nova amizade surgiu, pois, o Toninho recorreu à uma das vizinhas para pedir palmas e enfeitar a nossa casa para o Domingo de Ramos...

Vemos como uma graça divina, apesar das dificuldades e apreensões, podermos estar seguros em nossa casa com nossos filhos, visto que, como muitos casais, quando João Paulo e Gabriel eram crianças, nós trabalhávamos o dia todo, não tínhamos o tempo ideal para usufruir das descobertas, brincadeiras, avanços e até decepções pelas quais eles passavam; ao entrar na faculdade e posterior estágio, nosso primogênito morou 8 anos fora de casa. Agora, fazemos todas as refeições juntos e nos damos as mãos, rezando o Pai Nosso e pedindo pela saúde de todos, pelos desempregados, enfim, pelo fim da pandemia. Estamos muito mais unidos em família agora, assistindo séries, conversando sobre as questões mundiais, experimentando receitas novas e descobrindo sabores... Essa triste situação também nos aproximou mais aos familiares do Toninho, pois, rezamos on line o terço com os seus irmãos e sobrinhos todas as semanas. 

No Livro Tema, capítulo 4, página 81, 5º§, vemos a afirmação: “É em nome de Jesus Cristo que viemos e parece-me que o papel do Conselheiro Espiritual e o papel do Casal Responsável de Equipe são importantes para que não haja uma queda de nível na reunião”. Temos realizados nossas reuniões mensais on line, assim como os terços, e, somos muito gratos ao nosso conselheiro Padre Gabriel, que, além de participar das reuniões, também nos envia pelo grupo de WhatsApp todos os dias, o link das missas diárias que realiza em sua Paróquia, facilitando o nosso acesso às suas pertinentes e encorajadoras palavras...

Hoje, quando comemoramos o Pentecostes, pedimos que o Espírito Santo nos dê a sabedoria necessária, para que confiemos nesse momento que estamos vivendo, na graça divina e não deixemos que esse ano equipista seja letra morta, pois, Deus nos escolheu a todos! 

Sanderli e Toninho
Eq. 3B
Nossa Senhora Auxiliadora


Vamos partilhar com vocês a nossa experiência nesse período de pandemia com a realização de encontros em ambiente virtual tanto em nossa equipe de base, quanto na equipe que estamos pilotando. Porquanto nada substitua o calor humano que os encontros presenciais proporcionam, principalmente o contato olho no olho e as brincadeiras para descontrair o ambiente durante a refeição comum em nossas reuniões, não podemos deixar de reconhecer que essa ferramenta digital dos encontros virtuais tem sido muito útil nessa época de isolamento social, principalmente para nos manter fortalecidos na Palavra de Deus e reforçar os laços espirituais que nos unem nessa caminhada à santidade.

Em virtude do distanciamento social acabamos nos fechando em nossos lares e em nossos ambientes familiares mais restritos e, muitas vezes, cercados por notícias tristes que entram em nossos lares pelos jornais televisivos e outras mídias sociais; os encontros virtuais das ENS, ao lado de tantas outras atividades digitais que a nossa mãe Igreja também está nos proporcionando nesse período, como Missas, terços e palestras sobre temas religiosos nos permitem relembrar que Cristo caminha ao nosso lado e que temos a força do Espírito Santo para nos ajudar a atravessar esse período tão árido de isolamento, como celebramos na festa de Pentecostes no domingo passado (31/05).

Ao invés de ficarmos isolados em nossas casas, os encontros virtuais nos permitem estarmos em comunhão espiritual com nossos irmãos de equipe, através da ação do Espirito Santo, e, com isso, exercitarmos com mais intensidade a “entre ajuda”, que é um dos pilares fundamentais da mística do Movimento das ENS, rezando com mais frequência uns pelos outros, por estarmos mais tempo em nossos lares, com base nas angústias, ansiedades e preocupações que cada casal põe em comunhão durante o momento da coparticipação em nossas reuniões mensais. Usamos esses momentos dos encontros virtuais para poder partilhar com os nossos irmãos de equipe, sem medo de sermos julgados ou criticados, aqueles sentimentos mais íntimos que essa situação de distanciamento social tem causado em cada um de nós e recebemos deles não só o acolhimento das nossas fraquezas, mas também a exortação a ter esperança no Cristo ressuscitado e a certeza de que Ele conhece os nossos sofrimentos e vem em nosso auxílio.

Com certeza esse exercício mais intenso da entre ajuda que estamos desenvolvendo dentro da equipe nesse período de isolamento social nos fará sairemos mais fortalecidos dessa situação. Reconhecemos que, no começo, enfrentamos alguma dificuldade para nos adaptarmos ao uso desses aplicativos de encontros virtuais mas, com o passar do tempo e a persistência, fomos descobrindo que não podemos falar todos ao mesmo tempo e que desligar o microfone do computador enquanto o outro fala evita que o som ambiente atrapalhe os demais participantes do encontro virtual. Atualmente as reuniões nesse ambiente virtual tanto na equipe de base como na de pilotagem já estão fluindo com um pouco mais de naturalidade e com menos percalços.

Exatamente por conta dessas peculiaridades que envolvem o ambiente virtual, tivemos que exercitar mais também o dom da paciência pois, diferentemente do que ocorria muitas vezes em nossas reuniões presenciais anteriormente, temos que nos controlar mais para aguardar a nossa vez de falar e, com isso, aguçamos os nossos ouvidos durante as manifestações de nossos irmãos de equipe. O que também tem sido um aprendizado muito importante.

Por fim, com relação à equipe de pilotagem que estamos acompanhando, notamos que essas reuniões virtuais estão sendo muito importantes para não deixar que se perdesse o chamado inicial que Deus fez àqueles casais para virem integrar o Movimento, caso tivéssemos que aguardar até o fim da pandemia para só então voltarmos a encontrá-los, pois acreditamos sinceramente que as discussões que o livro “Vem e segue-Me” tem proposto a eles nesse momento está fazendo com que a chama no Espírito Santo permaneça acesa nos corações daqueles casais.

Abraço a todos.

Simone e Maurício 
Equipe 7 A
Nossa Senhora do Bom Conselho

Um comentário:

  1. Parabéns! “Eis que faço novas todas as coisas” Apocalipse 21:5

    Precisamos restaurar, renovar, isso leva tempo! Deus Abençoe

    ResponderExcluir