quinta-feira, 21 de junho de 2018

1º Retiro 2018 - Sal e Luz

Cada Retiro é novo. 

Este, que vivenciamos de 8 a 10 de junho de 2018, nos surpreendeu: encontramos Sal e Luz. 

O orientador, Frei Lino, começou a nos preparar para este Retiro com motivações prévias: ele gravou três mensagens de vídeo que nos foram encaminhadas via WhatsApp, através de um grupo criado para os casais participantes. E recebemos por e-mail alguns textos para lermos previamente, focando especialmente o silencio e o Documento 105 da CNBB, referente ao papel dos leigos na Igreja e na sociedade. 

Frei Lino explicou que a motivação prévia está inclusa nos documentos sobre o Retiro nas ENS. E percebemos que realmente houve ganho em aproveitar melhor o Retiro para todos os que se prepararam previamente. Devemos nos preparar o ano todo, disse ele, a cada reunião. 

O silencio foi espontâneo, sem cobranças. Nos intervalos de cafezinhos e refeições não ficamos mudos, mas as conversas eram tranquilas, não houve um só "psiu" ao longo de todo o tempo. Os 29 casais, incluídas 2 viúvas, participaram do Retiro em clima de escuta, introspecção e reflexão. 

Tudo foi bem preparado pelas Equipes Nossa Senhora da Luz - 7B e Nossa Senhora Desatadora dos Nós - 9C, juntamente com o Frei Lino, que veio de Santos até Jundiaí para esta preparação. O material zelosamente encadernado e o trabalho discreto dos equipistas elevaram o nível do ambiente. E também foi bom retornar à Casa Agostiniana após um tempo de afastamento, rever os sorrisos das irmãs, saborear a comida gostosa, sentir o conforto do plenário, sentir as lindas flores das áreas externas, dormir no silêncio e acordar com o canto dos pássaros. 

Frei Lino é SCE do Setor B de Santos, SP, religioso carmelita, com muita formação e especialidade em espiritualidade. Pareceu-nos que um só Retiro foi pouco tempo para recebermos dele os tantos ensinamentos nos mais diversos assuntos que ele demonstrou conhecer. Ativo nas ENS, foi fiel às orientações 2018: o Tema ‘A Missão do Amor’, a prática dos PCEs com ênfase na Escuta da Palavra, formação integral, abordando a parábola do ‘Bom Samaritano’, partindo do Encontro Internacional de Brasília, até Fátima. 

Vivenciamos muita oração: a Liturgia das Horas e as Laudes, desde a Oração da Noite na sexta feira, iniciando o sábado e o domingo com as Matutinas antes das Celebrações Eucarísticas (onde temos a Liturgia Diária), a Oração Média antes do almoço do sábado e as Vésperas após o jantar. As orientações eram no plenário, depois vinham os momentos para assimilação, reflexão e prática nos jardins. Nesses momentos de Exercícios Espirituais tivemos oportunidades de exercitar todos os PCEs. Podemos assegurar que, dentre mais de duas dezenas de Retiros que já participamos nas ENS, foi neste que melhor vivenciamos todos os PCEs, bem definidos e bem motivados. São remédios para os males de nossas vidas. Certamente todos levarão para suas vidas estas motivações. 

Nosso mais gratificante momento foi a Adoração ao Santíssimo: 2 ou 3 casais a cada hora completaram a vigília da noite de sábado para domingo. Fomos dormir, acordamos antes das 24hrs, passamos 1 hora em oração com outro casal, depois fomos novamente dormir. E foi um sono absoluto, de corpo cansado e alma leve, coração cheio de Deus. Felicidade existe, sim, pudemos comprovar. Entrega total, intimidade, verdade, é o Senhor nos conduzindo pela Mão em Seus caminhos, o perfeito descanso em Deus. 

Como envio, a fim de sermos ‘sal da terra e luz do mundo’, todos fizemos a renovação das promessas do Batismo. Foi outro momento impactante, tocante. Frei Lino conduziu nosso âmago até a Corte Celestial, nos conscientizou da beleza de reconhecer o Espírito Santo em nós, mas também as responsabilidades advindas desta decisão. Creio na Igreja, em Deus, no Bem, renuncio ao mal. “Sem mim nada podeis”. 

E no final, o pregador, humilde, agradeceu o acolhimento e nos parabenizou, evidenciando nosso comportamento no silêncio e na vigília. Nós é que agradecemos. 

Obrigado às ENS, às equipes que organizaram e trabalharam, ao orientador espiritual e ao Poderoso, que nos permitiu mais essa Maravilha. 


Marilena e Wagner
Equipe Nossa Senhora Aparecida - 4B
Jundiaí - SP


Veja as fotos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário