segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A fé na ressurreição

Para a maioria das pessoas a fé na ressurreição se situa no passado ou no futuro: aceitamos que ela ocorreu há quase dois mil anos atrás ou que vai se verificar na ressurreição dos mortos. E ficamos por aí. Nada mais... Escondidos no interior do passado e do futuro, não sabemos bem como proceder em cada um dos nossos dias. O que fazemos da vida com a fé na ressurreição? Existe nela alguma ressurreição?

Para o povo do Novo Testamento a ressurreição era a luz que os fazia ler a vida, era o ambiente em cujo interior se vivia (cf. Jo 6, 50; 11, 26; Rm 5, 8-11). Esta certeza não suprime a expectativa da ressurreição final, mas é a constatação de que ela já mostra uma existência que entrou no domínio de Cristo: é a participação real na vida de Cristo Ressuscitado (cf. Col 2, 12; Rm 6, 4-11; Ef 5, 14).

Em nossa peregrinação, parece que estacionamos nos caminhos de Emaús... Andamos pela estrada da vida como se ainda não tivesse acontecido a ressurreição: uma gente sem esperança, impotente, que se deixa dominar pelas emoções, pelo medo, pelas expectativas tolas, presos a uma existência sem condições de expansão. Ou então, no extremo oposto, parecendo que tudo se resume no homem: “O homem é a meta”... “Nós somos a força”... Daí nascem os vazios, o desespero, a solidão...

A morte na própria vida parece nos superar; no amplo horizonte, apaga-se a última lâmpada: “Como custamos a entender e como demoramos a acreditar” (cf. Lc 24, 25).

Nós, Casais Encontristas, devemos viver a ressurreição nos nossos dias, na nossa existência: ela é um fato que não só aconteceu e não só acontecerá, mas que está acontecendo! Vamos ouvir a voz de Deus que nos chama à vida. (cf. Jo 5, 19-21).

A ressurreição de Cristo é a expressão da nova e eterna Aliança de Deus com os homens:
“Se vocês foram ressuscitados com Cristo, 
procurem as coisas do alto, 
onde Cristo está sentado à direita de Deus”. (Col 3, 1).


Fátima e João Bosco
ENS 5A - Jundiaí - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário