quarta-feira, 11 de maio de 2016

Peregrinação 2016 e as Indulgências no Ano Santo

Recebemos a carta convite para a Peregrinação à Aparecida e estamos nos preparando para esse momento tão rico para nós casais e para todo movimento das ENS. Na carta cita-se que na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vividas durante esse Ano Santo Extraordinário, o Ano da Misericórdia, dentre elas:
- buscar o Sacramento da Reconciliação;
- realizar peregrinações;
- participar da Eucaristia
- passar pela Porta Santa;
- receber a indulgência plenária.

Nessa peregrinação, teremos a oportunidade de vivenciar todos esses momentos. Mas o que é indulgência plenária? Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC) “indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, 1967, Papa Paulo VI, Sobre a doutrina das indulgências, n.1). Falando de uma forma figurada: Imagine uma madeira e nela colocamos um prego, quando retiramos o prego ele deixa uma marca, um buraco e para fechá-lo precisamos passar uma massa. Conosco é assim, o pecado é o prego, a madeira é nossa alma e a indulgência plenária é a massa que irá cobrir, apagar a marca do pecado em nossa alma.

“No sacramento da reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos permanece. A misericórdia de Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela se torna indulgência do Pai que, por meio da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e o liberta de qualquer resíduo das consequências do pecado, habilitando-o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado” 
(Misericordiae Vultus, Papa Francisco)

O que devemos fazer para receber a indulgência plenária? O Papa Francisco nos diz: “Para viver e obter a indulgência, os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta da Santa, aberta em cada catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais, em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão (no nosso caso, a Porta Santa aberta na Basílica de Aparecida). É importante que esse momento esteja unido, em primeiro lugar, ao sacramento da reconciliação e à celebração da Santa Eucaristia, com uma reflexão sobre a misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração por mim e pelas intenções que trago no coração para o bem da Igreja e do mundo inteiro”.

Portanto, nos preparemos para esse momento de profundo encontro com Deus e a sua misericóridia. Durante essa semana procure confessar-se para que possamos, lá em Aparecida, na casa da Mãe, desfrutar dessa grande graça que é receber a Indulgência Plenária.

Boa Peregrinação a todos!

Cristiane e Rodrigo 
Eq. 14A – Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário