segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O EACRE 2016 em testemunhos

Vivenciar um EACRE é especial. Nos faz sentir inseridos, integrados, em meio a irmãos que compartilham a mesma fé e o mesmo ideal, porém, a experiência de vivenciar um EACRE aberto, ou seja, em sistema de dormir em casa, é ainda mais profunda. Vivemos isso no último dia 30 de Janeiro, quando 80 casais fizeram a experiência do acolhimento!

Casais dos Setores de Jundiaí A e Jundiaí B acolheram casais dos Setores Sorocaba A, Sorocaba B, Votorantim, Porto Feliz e Itu. A grande maioria não se conheciam até o sábado a noite, quando se deu a revelação de quem seriam os "anjos" acolhedores que levariam para suas casa os casais abertos ao acolhimento. O que antes era um sentimento de apreensão e medo do desconhecido, se tornou alegria. Alegria revelada num olhar atento para saber como era o rosto daqueles que até então eram apenas nomes numa folha de papel. Alegria revelada nos sorrisos que surgiam nos lábios daqueles que viam seus nomes serem exibidos pelos anjos acolhedores. 

Nestes testemunhos fica fácil perceber o espírito que envolve este momento:

"Essa foi nossa primeira experiência como casal acolhedor, e podemos dizer que como autênticos seres humanos estávamos ansiosos e porque não dizer com medo de receber em nossa casa, casal que não conhecíamos. Medo do que? Medo de não saber acolher, de não saber o que conversar, medo de não conseguir deixar esse casal a vontade... sei lá medo de muitas coisas que já nem lembramos mais, pois isso já é passado. No dia do EACRE procuramos deixar tudo pronto, tudo preparado para receber em nossa casa um casal amigo, um casal que luta pelo mesmo ideal, que busca a mesma santidade, recebê-los de uma forma que deixasse-os sentir realmente “em casa”. Ficávamos tentando imaginar como seria esse casal, pois afinal já tínhamos em nossas mãos algumas informações (Nome, Idade, Setor e tempo de equipe) que nos levava a imaginar como era esse casal, indicado por Deus para vir nos visitar, e que tínhamos a “obrigação” de sermos seu anjos, como dizia a música que estava tocando no momento que adentramos na sala onde estava sendo o EACRE. No momento em que conhecemos pessoalmente o casal Priscila e Mauricio (Equipe Nossa Senhora de Fatima – Setor Votorantim), parece que toda barreira que existia entre nós foi quebrada, todos nossos medos desapareceram... parece que já nos conhecíamos a um certo tempo. Nos sentimos realmente como escolhidos por Deus para “cuidar” deste casal. Coisas de Deus, que nos mostra que tudo na vida ele vai na frente e prepara, cabendo a nós somente confiar e se entregar. Foi uma noite muito agradável, onde podemos nos conhecer e ver que tínhamos muitas coisas em comum, alem de pertencer as ENS. Conversamos muito sobre filhos, profissão, família, ENS, sonhos, etc, etc. Não vimos a hora passar! Como tinham que estar cedinho no domingo para continuar o EACRE e tínhamos que cuidar deles, deixamos eles descansar, mas já combinamos de marcar uma visita, mas com a família completa para retomarmos nossos assuntos. No domingo de manhã, o casal pediu que queria rezar juntamente com a gente, e juntos agradecemos a Deus por tudo que ele tinha nos proporcionado. Agradecemos a ENS e a Deus por mais esta inesquecível experiência."
Rosana e Rogerio (Eq. B / Jundiaí B – Nossa Senhora Aparecida)
"Eu e meu marido fomos muito bem acolhidos, nos sentimos queridos pelo casal que nos recebeu, as filhas cederam o próprio quarto e até o ventilador para que tivéssemos conforto, ficamos muito agradecidos pelo imenso carinho em nos receber, afinal a única certeza que eles tinham é que éramos pessoas em Cristo, e isso foi mais do que suficiente para nos receber de braços abertos. Estamos realmente realizados com essa experiência!"
Michele e Leandro (Eq. 17 / Sorocaba B)
"O EACRE foi maravilhoso. Padre Geraldo e Padre Milton foram bons palestrantes, nos envolveram com seus temas, conseguiram manter nossa atenção. Os testemunhos, quanta riqueza de fé. Os animadores não deixaram a peteca cair, mesmo que tivessem que dançar a tarantela! Mas para nós a acolhida foi a melhor surpresa desse encontro. Esperávamos ansiosamente, não sabíamos como seria; se ficaríamos a vontade, como seria a família que nos acolheria. Ficávamos olhando para ver se descobríamos nosso casal acolhedor. E fomos o último grupo. Que emoção procurar nossos nomes. E lá estava Malu e Tokio, levantamos e fomos conhecê-los. Eram a Neusa e Roberto. Que alegria! Logo pegamos a mala e nos dirigimos para o carro. Ele informou que iríamos para um sítio. Que eles eram produtores de frutas, mas primeiro nos levaram para conhecermos o centro e foi contando um pouco da história da cidade. Chegamos na casa e o quarto estava todo arrumado para nós. Uma cama imensa com enormes toalhas felpudas sobre ela e uma lembrança carinhosa do casal. No banheiro tinha tudo que poderíamos precisar. Tomamos um banho e fomos convidados a tomar um chá com bolo e ficamos conversando. Só paramos pois deveríamos acordar cedo para o 2º dia do EACRE. No dia seguinte nos levaram de volta. Mas estávamos muito felizes! Foi uma grata surpresa conhecer pessoas tão maravilhosas. Que exemplo de casal! Que lutam por um mundo melhor. Por uma cidade mais sustentável. Que pensam e se preocupam com os menos afortunados. Que trabalham com dependentes químicos. Por tudo que nos contaram e conversamos, aprendemos muitas coisas, principalmente que nós cristãos podemos e devemos mudar o que está errado e pode ser melhorado. Devemos abrir os olhos e arregaçar as mangas porque o mundo só vai melhorar quando os cristãos acreditarem e assumirem sua missão no mundo de fazer o bem a todos, sem discriminação de raça, religião ou partido politico. O mundo precisa de mais igualdade, fraternidade e justiça. Queremos agradecer o MENS pela oportunidade da troca de experiências. Que o Senhor derrame muitas bençãos sobre o casal Neusa e Roberto. Que Deus os abençoe com muita saúde, paz e amor! Amém!"
Malu e Tokio (Equipe 10 / Sorocaba B)
NOVO (12/02/16):
"Vimos, através desta carta, registrar uma explosão de sentimentos que nos invadiram no final de semana que compreendeu o dia 30 e 31 de Janeiro, onde nós, como Casal Responsável de Equipe, fomos chamados a participar do Encontro Anual de Casal Responsável de Equipe ( EACRE), sentimentos esses que nos contagiaram, sendo alguns deles a aceitação, acolhimento, admissão, recepção, refúgio , proteção e acima de tudo ALEGRIA. Logo no início quando chegamos fomos acolhidos com uma recepção calorosa, onde o pessoal já na rua nos esperando, nos acolhendo com muita Alegria. Queremos registrar também outros sentimentos que experimentamos, uma vez que foi o nosso primeiro EACRE, a incerteza, a ansiedade, a apreensão e até mesmo a hesitação em ter que dormir na casa de uma família desconhecida, de como seriamos recebidos, será que agradaríamos as pessoas ou será que não seria uma invasão de privacidade. No entanto, no momento em que começamos a ir até a casa do casal, fomos conversando para nos conhecer e quando chegamos na casa já estávamos muito mais a vontade, conversamos bastante sobre vários assuntos ficamos realmente a vontade e ai que experimentamos o refugio contra nossas dúvidas e a proteção dos nossos “ANJOS” que DEUS já havia preparado. Foi uma experiência incrível, fomos tão bem acolhidos, que nos sentimos amigos de muito tempo, ou até mesmo parte da família. Tivemos um grande exemplo, do verdadeiro “CRISTÃO”, do verdadeiro "EQUIPISTA"."
Micheli e Rod (Equipe 9 / Votorantim)
NOVO (14/02):
"Primeiro temos a dizer da acolhida no EACRE, da animação, que foi muito calorosa. Todos com sorriso que contagiam. Quanto ao acolhimento nas casas, estávamos preocupados pois eu, Leila, sou tímida e de poucas palavras e o Celio tem dificuldades pra dormir, ainda mais fora de casa. Mas foi uma experiência muito boa. O casal Cleide e Ananias é muito simpático. Desde que nos buscaram até a hora de irmos pra cama, nos deram muita atenção. Sentimo-nos a vontade, como se nos conhecêssemos há muito tempo. Além de nos dar a sua cama, conversamos sobre assuntos que se conversa só com amigos. Valeu."
Leila e Celio (Equipe 7 / Votorantim)

Você também acolheu ou foi acolhido? Mande seu depoimento e partilhe conosco sua experiência! (email: ens.jundiai@gmail.com)

Equipe do Blog das ENS
Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário