terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alegria e profundidade no 4º Retiro Anual das ENS Jundiaí

Chegamos pela tarde e fomos recebidos com um belo jantar, seguido da Missa de abertura num ótimo clima. O primeiro tema foi: “O Sacramento do Matrimônio e suas implicações na Igreja”, pelo padre Luiz Cláudio Spolatori, da Diocese de Taubaté/SP. Ele, com vasto currículo e professor universitário, nos passou um tema pesado, sério, com muita propriedade e profundidade. O tema foi entremeado de deliciosas citações hilárias e piadas próprias ao tema; porém, sem nunca ser vulgar. Vimos as Bodas de Caná de um modo profundo e inédito baseado em Lc 2, 1-11. Avaliamos assim nossa participação do matrimônio com erros, defeitos, tiranias e fugas. O retiro foi todo centrado no sacramento do matrimônio com palestras pesadas e sérias de muita profundidade. Seria uma pena ter perdido esse retiro ou feito outro anterior.

No sábado tivemos o tema: “Afetividade e Sexualidade do Sacramento do Matrimônio”. Foi uma revolução para muitos não afeitos a assuntos desse tipo falado em público. Grupos de 5 separados homens e mulheres dialogaram sobre o exposto. Padre Luiz Cláudio usou os textos Ct 1, 5-11 e Tb 8, 1-9. Erotismo e santidade unidos ao tema.

Terceira palestra discorreu sobre: “Concretude e Fluidez Hoje e a Relação Familiar”. Isso com base em Ap 3, 14-22. Até nossos 25 anos, precisamos de coisas concretas, atualmente perdemos a capacidade de dialogar. Perdemos a história passada de nossos ancestrais e estamos perdendo a capacidade de nos indignar. Isso pode afetar nossa relação conjugal. Tivemos em seguida um “dever de sentar-se” e depois reunimo-nos em grupo para debater o assunto, com base nos textos Mt 5, 13-16 (sal e luz), Lc 1, 39-80 (“Diaconiae de Maria”) e Tg 3, 1-13 (santidade do matrimônio de Tobias e Sara). 

Foi nos passado o novo tema: “Humane Vitae” de Paulo VI. A encíclica ficou mais conhecida como: “da Paternidade Responsável”, entretanto condenando os meios artificiais de contracepção. Terminamos a tarde com orientações sobre o rito penitencial quando queimamos na pira a relação de nosso pecados. Foram apresentados os horários de adoração ao Ssmo. Sacramento que foi por noite e madrugada a dentro, até 06:45 hrs, quando se encerrou solenemente a adoração. 

Já na manhã de domingo após o café da manhã o padre Luiz Cláudio falou-nos sobre as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Amor com base no texto: 1Cor 13, 1-13. A fé é a base de sustentação humana, a esperança nos faz querer uma igreja melhor e o amor que sustenta o matrimônio pois não cobra, não impõe, é generoso e está ligado a “Diaconiae” de Maria. 

Encerrando o padre Luiz nos passou uma deliciosa receita de sorvete e deu-nos um dever de casa: refletir sobre Ecle 3, 1-15. Visto isso podemos dizer quem não foi perdeu a oportunidade de ouvir maravilhas sobre o sacramento do matrimônio e gostosas citações e piadas engraçadas. 

Salve Maria, 

Maria Rita e Fernando 
Eq. 2B - Jundiaí/SP

Veja as fotos deste retiro clicando aqui.
(Fotos: Nice/Sérgio - Eq.6A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário