quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O silêncio e o recolhimento para a escuta da palavra - o retiro anual.

“O Senhor fez em mim maravilhas e santo é o seu nome”

O retiro anual não é só um tempo para falarmos de Deus, mas, principalmente, um tempo para Deus nos falar. Na busca desse encontro com o Senhor, realizou-se entre os dias 28 e 30 de agosto, na casa das Irmãs Carlistas – (São Carlos Eventos & Hospedagem) o retiro anual dos setores A e B das ENS de Jundiaí, com o tema Magnificat. Tivemos a presença de 42 casais, além de Conselheiros Espirituais. O Encontro transcorreu num clima de muita harmonia, paz e alegria. Pôde-se viver momentos ricos em espiritualidade através das pregações do orientador Pe. Wagner (SCE Eq. 17A). Todos puderam sair desse retiro renovados e sentindo-se abençoados pelo Espírito Santo.

Na sexta-feira à noite, após o acolhimento feito pelos organizadores e da acomodação, os participantes puderam ter um momento de encontro durante um jantar. E, para bem iniciar a caminhada espiritual, os casais puderam “subir” ao Monte Tabor, através das palavras da irmã Sônia (CE Eq. 13B), e, no silêncio da oração, buscar a si mesmos. Cada participante pode também se confessar com um dos quatro padres presentes no local. Foi um momento abençoado, no qual cada um pode encontrar-se com Deus para sentir-se mais leve e de coração aberto para receber o Espírito Santo nas meditações e orações que continuariam nos dias seguintes.

Abrindo a manhã de sábado, os casais participaram da Santa Missa e depois, das pregações feitas pelo orientador Pe. Wagner. Ele nos fez lembrar a importância do silêncio para nos encontrarmos com Deus, isto é, ensinou-nos que o “silêncio é uma disciplina não do fazer, mas do ser”, pois precisamos praticá-lo e buscá-lo constantemente para encontrarmos o Senhor. No dia da celebração do martírio de S. João Batista, o Pe. lembrou a todos de como o profeta serviu, pregou e morreu para que Jesus, o verdadeiro Salvador, pudesse aparecer. E nós, o que deixamos realmente por Cristo? Foi o questionamento que o Conselheiro fez aos casais. À noite, encerraram-se as meditações com uma hora de silêncio em adoração ao Santíssimo, pondo em prática, assim, tudo que refletimos durante o dia.

As laudes abriram a manhã de domingo e buscando manter o clima de oração e silêncio, Pe. Wagner fez todos pensarem e perceberem o poder da oração e da fé, lembrando-nos de que “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17, 6), apresentando-nos várias leituras do Antigo e Novo Testamento. A Santa Missa veio encerrar o retiro e os casais puderam confraternizar em um almoço. E, com certeza, foi possível cumprir o propósito do retiro, de falar pouco para escutar muito, sobretudo, a voz do Espírito Santo.

Ludmila e Marcos
Eq. 5B - Jundiaí/SP

Para ver todas as fotos deste retiro, clique aqui.

.

Um comentário:

  1. A forma como foi conduzido este Retiro foi realmente exemplar. A espiritualidade, o silêncio, os momentos de reflexão(deserto), a perscrutação da palavra. e as reflexões baseadas nos evangelhos e demais leituras deram um sentido muito especial . Parabéns á todos !!
    Cida e Moacir (4b)

    ResponderExcluir