sexta-feira, 17 de abril de 2015

A peregrinação pela história da salvação

Como uma Comunidade de Casais, voltamo-nos continuamente para a grande experiência do Povo de Israel em sua libertação por Deus das terras do Egito e de sua peregrinação até a Terra Prometida: “Pertencemos a um povo que tem uma bela e rica história”! 

A saga dos hebreus apresentou momentos difíceis. Aos olhos dos insensatos, tudo parecia perdido: “Mas a fé e a esperança estavam nos lábios e nos corações dos filhos de Israel” (cf. Sl. 9, 14-15). Um dia, o momento grandioso aconteceu. Os gestos do Senhor em favor do povo escolhido foram maravilhosos (cf. Ex. 3, 7-8), estabelecendo, ao depois, com Israel a sua Aliança (cf. Ex 19, 3-6).

Tendo chegado à Terra Prometida, esse Povo continuou a sua peregrinação na busca das origens do universo, de si mesmos, do relacionamento com Deus através dos Patriarcas, Juízes e Profetas. Significava a reiterada procura do Senhor na esperança do momento da Salvação.

Costumamos olhar com veneração essas grandes manifestações divinas, várias vezes com uma atitude de nostalgia ou falta de confiança, considerando que esses acontecimentos extraordinários não mais se repetiriam na História da Salvação. Contudo, a atuação concreta do Senhor sempre se faz presente no mundo e na história: “a libertação de Israel prefigurará a libertação de todos os povos”.

Permanecem os grandes gestos de Deus, fazendo-nos atravessar o mar de nossos erros e adentrarmos, como Israel, na nossa peregrinação pela História da Salvação, retornando às origens, às estradas desta vida, à realização como membros do Povo de Deus (cf. He, 2, 10). Assim, com esta Peregrinação, a Comunidade e os Casais estão sendo convidados para um amadurecimento e crescimento cada vez maior na evangelização e na missão no Reino de Deus:

“O ser humano se faz, se produz, se constrói nessa História, em uma dimensão comunitária, abertos à plenitude da vida em Deus” (cf. “A Missão e Serviço do Reino”, Franco Masserdotti, Paulinas, 1.996, pgs. 10-11)

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiai/SP

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de postarem no blog essas catequeses que são muito enriquecedoras na formação do Cristão.

    Muito bom o conteúdo. Continuem!!
    Continuem !! A idéia é Excelente !!

    abraços

    Cida e Moacir

    ResponderExcluir