sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Campanha da Fraternidade 2014 - Fraternidade e Tráfico Humano



Começamos com um ano de cuidado e atenção e escuta ao que a nossa Igreja nos pede, em dar atenção a campanha da Fraternidade que muito nos alertará a cuidar mais e dar uma maior atenção aos que vivem conosco, este ano temos a CF 2014 com o tema: é para liberdade que cristo nos libertou, fraternidade e trafico humano, um dos temas que engloba a dar a atenção a essa realidade e nos proteger-nos e alertar-nos, nossas famílias e sociedade com esse mal que assola a vida de muitos brasileiros e imigrantes de outros países que buscam aqui na terra de Santa Cruz um refugio e paz, para si, para sua família e sua cultura, raiz marcada do seu ser. Entregamos para reflexão e crescimento para os demais membros a aprofundarem e participarem com debates e olhar essa realidade e rezar para que a campanha da fraternidade tenha frutos de reflexão e resposta de um tema muito forte e dolorido no coração do nosso Deus. (Padre Isac Carneiro)

Queridos, o tráfico humano é o cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus. Jesus recorda que o conhecimento da verdade liberta: “Conhecerei a verdade, e a verdade vos tornará livres”(Jo 8,32). A verdade liberta, pois traz à luz o sentido da grandeza, da beleza, da dignidade da pessoa humana. Ser filho, filha de Deus é a verdade que liberta, torna livres, deixa viver na liberdade! A liberdade deixa entrever a dignidade única e transparente da pessoa humana. Todos os laços, amarras que pedem a liberdade desfiguram o Homem e a Mulher criados à “imagem e semelhança de Deus”(CF. Gn 1,26). O tráfico Humano é um dos modos atuais da escravidão.

“A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros; faz-nos viver como se fôssemos bolhas de sabão: são bonitas, mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outros; não nos diz respeito, não nos interessa. Não é responsabilidade nossa!” (Papa Franscisco, Lampedusa, Itália, 8 de julho de 2013).

Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade

Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Objetivos específicos

1-Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.
2-Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.
3-Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
4-Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
5-Suscitar, à luz da palavra de Deus , a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.
6-Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal.


Pe. Isac Carneiro / Neli e Johni
SCER – SP Sul I / CRR SP Sul I

Nenhum comentário:

Postar um comentário