segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Casais de Jundiaí presentes na Formação Nível II

Neste final de semana (19 e 20/10/13) sob a benção do Senhor e iluminados pelo Espírito Santo, nós juntamente com os casais Rosa Maria e Alfredo (14 A), Hilde e Cezar (17 A), Erica e Wilson (18 A) e Elis e André (20 A) tivemos o prazer de participar da Sessão de Formação Nível II da Região SP Sul II na Casa de Retiro São José localizada em Sorocaba – SP.

Foram momentos únicos de conhecimento e capacitação. Logo na abertura no dia 19/10 o casal Kátia e Alexandre (Casal Responsável da Região Sul II) destacou a importância da FORMAÇÃO dentro do Movimento que como o próprio nome diz está em constante processo de transformação, por isso a importância do testemunho de nosso carisma, relembrando e transmitindo a missão de sermos casais portadores e anunciadores de Jesus Cristo como casais e para casais, através da pedagogia, ou seja, do conjunto de métodos e maneiras de propor a vivência aos casais na espiritualidade conjugal que é própria das ENS, destacando também a importância da participação das ações do movimento nas Noites de Orações, Missas, Leituras dos Documentos entre outras, aproveitando esses instrumentos que estão à disposição para auxiliar em nossa caminhada.

Na seqüência, Pe Fabio Ferreira da Silva – SCE da Região Sul II trabalhou o tema da Missão dos Casais Leigos que tem a responsabilidade de santificar o mundo através da chamada de Deus dentro da função de cabe a cada um de nós, onde paramos para refletir como temos vivido nossa vocação como equipistas, como casal e principalmente filhos diante de Deus. Que nossa caminhada é árdua como a própria Cruz de Cristo, ou seja, caminhamos para o calvário em busca de nossa santidade onde devemos ter ações em nosso apostolado que realmente anunciam o meu testemunho de Cristo, é preciso deixar-se permitir – “O azeite só sai da azeitona que se deixa esmagar” e a luz do Evangelho de Lc 5, 1-11, pudemos refletir o quão é necessário e importante que alem de “deixamos levar” temos que ACREDITAR.

Diácono Nilson trabalhou conosco a Encíclica “Doutrina Social da Igreja Católica” (Veridates Splendor) de 06/08/93 refletindo sobre a Teologia Moral, onde é necessário ação do homem de uma maneira ordenada com valores e critérios éticos e morais.

Irmã Hilde estudou conosco a Encíclica “Luz da Fé” (Lumen Fidei), destacando que para ser santo é necessário ter fé, pois somente pela razão somente, não se consegue iluminar o futuro, ou seja, a fé gera vida nova. Fé é um encontro pessoal com Jesus. Relembrou também dentro dos capítulos dessa encíclica a importância de valorizar as riquezas da vida, da família, do casamento, bem como, cuidar para que os povos possam viver em fraternidade.

No dia 20 através de uma brilhante dinâmica comandada pelo Pe José Roberto pudemos trabalhar o documento referente a “V Conferência de Aparecida”, onde com o envolvimento de todos os presentes além de repassar os pontos mais importantes inclusive tratando dos problemas sociais perante a igreja, tivemos o destaque da parte que trata a família, como tesouro mais importante.

Após a Missa de encerramento no final da manhã de domingo, tivemos mais uma vez, junto com nossos irmãos equipistas, a certeza de que é muito importante e imprescindível que todos possam encher-se cada vez mais de conhecimento e, principalmente da importância de “Deixar-se permitir”.

A fé é a busca de Deus. “Quanto mais o cristão penetra no círculo aberto pela luz de Cristo, tanto mais será capaz de compreender e acompanhar o caminho de cada homem para Deus” ( Cap. II-35 Encíclica LUZ DA FÉ).

Claudia e Moisés
Eq. 21 B - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário