segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Morre dom Joaquim Justino Carreira

Faleceu no fim da noite deste domingo, 01/09, dom Joaquim Justino Carreira, bispo diocesano de Guarulhos e ex-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Dom Joaquim era, ainda, Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora (Equipe 4A - Jundiai)  há aproximadamente 16 anos.


Segundo comunicado da Diocese de Guarulhos, as celebrações exequiais terão lugar na Catedral Nossa Senhora da Conceição (praça Tereza Cristina, 1, Centro, Guarulhos, SP), nesta segunda-feira, 2, a partir de hora a ser ainda determinada. O dia e o horário do sepultamento serão oportunamente comunicados. Veja comunicado oficial da Diocese de Guarulhos

*Atualização: Haverá a Missa de Corpo Presente no dia 03/09, as 15h, na Catedral de Guarulhos. Em seguida, o sepultamento.

Dom Joaquim estava tratando um câncer no fígado e, desde o dia 24 de agosto encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital AC Camargo.

Segundo nota da Diocese de Guarulhos, publicada no dia 25 de agosto, dom Joaquim havia sido "submetido a 10 sessões de quimioterapia, que tiveram início em 5 de março, estendendo-se em aplicações quinzenais até 20 de agosto, com exceção do mês de julho, quando as condições clínicas do paciente não eram favoráveis. As reações foram as esperadas (baixa de imunidade geral e astenia, entre outras)". 


Português radicado no Brasil

Dom Joaquim Justino Carreira nasceu em Portugal, na região da Leiria, no dia 24 de janeiro de 1950. Foi batizado em 28 de janeiro de 1950, na Paróquia Santa Catarina da Serra. Ainda jovem, sua família emigrou de Portugal e estabeleceu-se no estado de São Paulo. No Brasil, recebeu o sacramento da Crisma em 26 de julho de 1964, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na cidade de Jundiaí (SP).
Ocasião em que D. Joaquim celebrava a
Missa de Abertura do EACRE 2012
Recebeu a ordenação diaconal em 11 de junho de 1976, na sua terra natal, Santa Catarina da Serra. Em 19 de março de 1977, dom Gabriel Paulino Bueno Couto celebrou sua ordenação presbiterial na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Foi nomeado Monsenhor "Capelão de Sua Santidade", pelo papa João Paulo 2, em 6 de agosto de 1990.

Em 24 de março de 2005, o papa João Paulo 2 o nomeou bispo auxilar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal foi celebrada pelo cardeal dom Cláudio Hummes no dia 21 de agosto do mesmo ano, sendo seus consagrantes os bispos dom Osvaldo Giuntini e dom Gil Antônio Moreira no ginásio de esportes "Dr. Nicolino De Lucca", também na cidade paulista de Jundiaí.

Na Arquidiocese de São Paulo, foi o bispo responsável pela Região Episcopal Santana.

No dia 14 de março de 2008, dom Joaquim Justino Carreira recebeu o título de cidadão paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. O título foi iniciativa do vereador João Antonio e a cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito municipal de São Paulo, Gilberto Kassab.

Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

No dia 23 de novembro de 2011, o papa Bento 16 o nomeou bispo da Diocese de Guarulhos.

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo
Fotos: Arquivo das ENS Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário