domingo, 4 de novembro de 2012

Todos os Santos

Ser Santo é permitir que Deus reine em nós.

Ser Santo é estar próximo da perfeição. É o próprio Jesus que exorta a imitarmos a Santidade de Deus; “Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5.48).

Em novembro, concluímos o ano litúrgico com a grande solenidade de todos os Santos e de Jesus Cristo, Rei do universo. A liturgia de todos os Santos indica que somos eleitos para o céu, estamos a caminho da Pátria definitiva, a Jerusalém Celeste, onde nos encontraremos diante do trono e do cordeiro.

Os Santos apresentados oficialmente pela Igreja servem-nos de modelo, de exemplo, de intercessão, de motivação, eles e elas nos asseguram que com a Graça de Deus é possível chegar lá.

Os Bem-Aventurados, os Santos e Santas, não são um “Pequeno Resto”, mas, sim, uma multidão imensa de todas as raças, nações, línguas e povos, são aqueles que lavaram e branquearam suas vestes no sangue do cordeiro e estão em íntima comunhão com Jesus Cristo, o filho de Deus (Ap.7,13-17).

Ter o ideal de Santidade não significa fuga do mundo, ou se esconder dos grandes problemas econômicos, sociais, políticos..., não é também fuga do mundo material para se viver uma realidade puramente espiritual. Santidade se conquista nesta terra, com todas as dificuldades desta vida. Ser Santo é sinônimo de luta. E nunca desistir. Somos vocacionados à Santidade como pessoas que levam uma vida normal: vestimos roupas normais, casamos, temos filhos, convivemos numa sociedade com toda sua problemática vigente, trabalhamos, nos divertimos, nos alegramos, nos angustiamos..., mas, buscamos dar testemunho da Fé, numa vida pautada pelo amor e fidelidade a Cristo.

Ser Santo é ter o ardente desejo de construir uma nova sociedade, é se tornar discípulo do reino.

Ser Santo é romper com o mundo egoísta da busca de si mesmo; é o converter-se à pobreza evangélica, é renúncia à cobiça e o desapego das riquezas; é ser solidário com os excluídos, ser manso diante de tanta violência, diante de uma sociedade injusta; é termos fome e sede de justiça, num mundo de apelos aos prazeres pecaminosos; é nos mantermos puros de coração; é procurar a paz como um Dom e sermos pacificadores.

O Compromisso do Matrimônio, a vida conjugal e familiar, a Espiritualidade das Equipes de Nossa Senhora, inspirada pelo Espírito Santo e indicada pelo Padre Henri Caffarel, são caminhos para uma vida de Santidade. Ser Santo é a plena realização de uma vida humana e cristã.

Ver a Deus é desejo e esperança suprema do ser humano. No céu celebraremos em plenitude o que aqui temos sacramentalmente. A plenitude da Santidade está reservada para a eternidade, quando nos encontraremos diante do trono do cordeiro e proclamaremos então: “A salvação pertence ao nosso Deus que está sentado no trono e ao cordeiro” (Ap. 7,10 ).

Diácono Adonis Souza Pinto 
Eq. 07 - N. S. Rosa Mística 
Caçapava-SP
Carta Mensal  - Novembro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário