quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mês de outubro – Mês missionário

“Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho... 
Eis que Eu estou convosco até o fim dos tempos” 
(Mt 28,19-20)


O mês de outubro é o mês em que a Igreja nos convida a pensar a sua e a nossa dimensão missionária.

Quando falamos em “missão” o que é que vem a sua cabeça?

Certamente você deve pensar logo que missão é: eu, assim como muitos padres, religiosas, leigos etc. largar a casa, a família, os amigos e ir para uma terra distante e ajudar na evangelização.

O sentido etimológico da palavra missão significa enviar. É o envio de uma pessoa ou de pessoas para determinado lugar ou situação com determinada finalidade ou tarefa. Mas isso não especifica o caráter da missão. O conceito religioso de missão é mais amplo, mais envolvente. Compreende a pessoa que envia uma mensagem, o enviado que anuncia e o destinatário que é receptor desta mensagem.

No seu livro “Missão para todos”, Pe João Panazzolo nos diz que “A missão no NT, refere-se, primeiramente, ao pai que envia Jesus, o Enviado, para fazer sua vontade e consumar sua obra e o envio dos doze e dos outros discípulos (as) para serem suas testemunhas e anunciarem o Evangelho a todas as nações até os confins da terra. A missão expressa, antes de tudo, a missão de Jesus, em sua origem na Trindade, do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo, a partir do mistério da encarnação e da redenção, mistério pascal, para salvação plena de toda a humanidade, comunicando à Igreja missionária, como enviada a caminho”.

Ou seja, uma Igreja que não é missionária perde sua característica fundamental: ser missionária, e deixa de ser Igreja, esquecendo sua mensagem específica: anunciar Jesus Cristo vivo e ressuscitado, “o mesmo ontem, hoje e sempre” (cf Hb 13,8).

Diante do exposto gostaria, meu caro leitor, de provocar um pouco: Você, por acaso, já ouviu a frase: “não adianta eu tentar arrumar a casa dos outros enquanto a minha está uma bagunça”?

Pois bem, você que agora está lendo este texto certamente é um equipista, e, se equipista, também missionário, ou por algum motivo esta carta chegou às suas mãos, gostaria de lhe perguntar: Como está sua casa? Sua família? Seus filhos (as)? Você tem sido em casa aquilo que você é na rua? Você tem tratado os seus como você tem tratado os de fora? Quanto tempo você investe na sua família? Você é um pai ou uma mãe presente?

Nós facilmente somos tentados, porque mais fácil ou mais cômodo, pensar que missão é sair. Mas gosto sempre de pensar a missão voltada para mim em primeiro lugar. Pensar como estou. Se ser missionário é levar Jesus ao outro, primeiro eu preciso tê-lo para dá-lo, porque ninguém dá aquilo que não tem.

Por isso, meu querido irmão, minha querida irmã, deixemo-nos evangelizar para que possamos ser verdadeiros evangelizadores. O bom missionário é aquele que, como os apóstolos, fica primeiro na companhia de Jesus (cf Mc 3,14-15) para, aí sim, ser enviado em missão. Porque aquele que não aprender a escutar a Deus, pouco ou quase nada saberá falar d´Ele. Fraternalmente,


Padre Rodney Henriques 
SCE Região Norte III 
Juruti-PA
Carta Mensal - Outubro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário