segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ano da fé

No dia 11 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI, através da Carta Apostólica PORTA FIDEI, convocou a Igreja para viver O ANO DA FÉ, que começa nesse mês, no dia 11 de outubro de 2012, 50° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Com a promulgação deste Ano, o Santo Padre quer colocar no centro da atenção eclesial o que, desde o início de seu pontificado, mais o interessa: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé n’Ele.

O "Ano da Fé deseja contribuir para uma renovada conversão ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, de modo que todos os membros da Igreja sejam para o mundo atual testemunhas alegres e convincentes do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a 'porta da fé' a todos que estão em busca da verdade". (cf. Nota da Cong. para a Doutrina da Fé, 06/01/2012)

"O início do Ano da Fé coincide com a grata recordação de dois grandes eventos que marcaram a face da Igreja nos nossos dias: o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, desejado pelo Papa João XXIII (11/10/1962), e o vigésimo aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, oferecido à Igreja pelo Papa João Paulo II(11/10/1992)" (Id.).

O Concílio Vaticano II, "a partir da luz de Cristo quis aprofundar a natureza íntima da Igreja... e a sua relação com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio a Igreja tem trabalhado para que seus ricos ensinamentos sejam recebidos e aplicados em continuidade com toda a Tradição e sob a guia segura do Magistério" (id.).

O Catecismo da Igreja Católica, como "verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II" (PF, 4), se situa na linha dessa "renovação dentro da continuidade". Compreende "coisas novas e velhas" (Mt 13, 52).

O Ano da fé será uma ocasião privilegiada para promover o conhecimento e a difusão dos conteúdos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica. "Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia" (PF, 9).

Bom Ano da Fé para todos nós. Um abraço com carinho.

No Coração de Jesus,

Pe. Miguel Batista, SCJ. 
SCE da Super-Região Brasil
Carta Mensal Out/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário