quinta-feira, 19 de julho de 2012

Logotipo representa a força e a importância das ENS


A criação do logotipo do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora inspirou-se na pesca milagrosa no rio Paraíba, quando os pescadores recolheram em sua rede a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Uma pesca na origem da devoção à Virgem de Aparecida. 

A rede de pesca com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no alto de Brasília 2012, o local do Encontro, invoca a intercessão da Virgem Aparecida em favor de todos os participantes do Encontro. 

A cruz sobre a proa do barco destaca o sinal de Cristo à frente do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. 

O casal de mãos dadas dentro do barco simboliza a experiência e a vivência da espiritualidade conjugal, uma espiritualidade encarnada na vida quotidiana que conduz os cônjuges a caminhar juntos sustentando-se reciprocamente nas alegrias, nas esperanças e nas dificuldades da vida. 

O barco quer dar um outro sentido: os cônjuges que “navegam juntos” na vida, que trabalham juntos na busca da espiritualidade, na missão e no serviço à Igreja e ao mundo. Nós estamos acostumados a pensar no caminho de um casal e então nós retomamos frequentemente um casal em marcha, na montanha. Mas também o barco é rico de símbolos. Ele desliza sobre um mar calmo, que faz ondas ou se agita, ele é um ponto de apoio ao qual se agarrar. O barco, assim como a vida, movimenta-se num mar que acolhe, que lança à frente, no qual é preciso se empenhar para flutuar num mar rico de variadas experiências, de adversidade, de dificuldade, de tentações, mas também de fartura, de abundante colheita de dons e de frutos. 

A rede de pesca quer representar o mundo inteiro, onde nós todos somos chamados a viver partilhando as necessidades, as urgências, os projetos de uns e de outros, sem nenhuma diferença, pelo único fato de pertencer à humanidade, amada e salva por Deus. 

O zero de 2012 é formado pelo entrelaçamento de duas alianças para simbolizar o sacramento do matrimônio, a união do casal que se funda no amor de Deus. 

As cores verde, amarela e branca que formam a rede são uma referência às cores do Brasil, país que acolherá o XI Encontro Internacional das ENS. 

Enfim, a parte inferior apresenta o logotipo oficial das ENS, no formato de um peixe; ele representa a “internacionalidade do Movimento” que se reúne como comunidade ao redor do Cristo.

Elis Soares Mazzali (do André)
Eq 19A - Jundiaí
Assessora de Imprensa - XI Encontro Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário