quarta-feira, 30 de maio de 2012

VII Encontro Mundial das Famílias

Inicia-se hoje o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, na Itália.

O que é

O Encontro foi promovido pela primeira vez pelo Papa João Paulo II em 1994, com uma frequência trienal. A primeira edição realizou-se em Roma, seguida depois pelo Rio de Janeiro (Brasil, em 1997), novamente em Roma (Itália, 2000), Manila (Filipinas, em 2003), Valência (Espanha, a primeira com Bento XVI, em 2006), Cidade do México (México, 2009). Em 2012, sétima edição, será a vez de Milão. Os organizadores do evento serão a Diocese de Milão e o Pontifício Conselho para a Família.

Tradicionalmente, os Encontros Mundiais das Famílias são caracterizados por dois momentos: um de tipo congresso e um mais popular. O primeiro, que se desenrolará por vários dias, prevê encontros, relatórios e palestras sobre o tema escolhido pelo Santo Padre, que para 2012 será“A Família: o trabalho e a festa” . Para esses encontros são especialmente convidados os agentes pastorais,serviços e movimentos.

O segundo momento é o mais significativamente dedicado aos fiéis, abrangendo todas as famílias da Diocese anfitriã e do Mundo. Iniciará sábado, com uma vigília de oração com a presença do Santo Padre, caracterizada por testemunhos de vida e de fé das famílias provenientes de vários Países. Domingo de manhã será o momento culminante do Encontro: a Santa Missa celebrada por Papa Bento XVI perante as centenas de milhares de fiéis que acorreram para o evento.

«Queridas Famílias aqui reunidas! — exortava Papa João Paulo II na homilia da primeira edição do Encontro - Famílias de todo o Mundo! Confio que através da Eucaristia de hoje, através da nossa oração em comum, sabereis sempre reconhecer a vossa vocação - a vossa grande vocação na Igreja e no Mundo. Tendes recebido esta vocação de Cristo que “nos santifica” e que “não se envergonha de chamar-nos irmãos e irmãs”, como lemos no excerto da Carta aos Hebreus (cf. Heb 2, 11). Eis então que este Cristo diz hoje a todos vós: “Ide por todo o Mundo e fazei discípulos de todas as famílias” (cf. Mt 28, 19). Anunciai-lhes o Evangelho da salvação eterna, que é o “Evangelho das famílias”. O Evangelho - a Boa-Nova - é Cristo. “E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar” (Act 4, 12). E Cristo existe sempre. Cristo é “o mesmo ontem, hoje e pelos séculos!” (Heb 13, 8)».

O logotipo

O logotipo coloca ao centro a imagem estilizada da Catedral. Por um lado esta escolha identifica o local onde se realizará o VII Encontro Mundial das Famílias, por outro lado representa o abraço da Natividade de Nossa Senhora às famílias que chegarão a Milão vindas de todo o Mundo.

A família sobressai diante da catedral e é a própria catedral a acolher e a definir as figuras das pessoas. Isso representa como a fé serve de guia para que a família possa desenvolver no seu interior todos os valores cristãos e humanos.

As linhas que definem a Catedral aludem também ao trabalho: parece o horizonte de uma cidade trabalhadora, do qual emergem as chaminés de fábricas em toda a sua atividade.

A atitude alegre dos componentes da família descreve uma ocasião de festa, os braços estendidos de uns para ou outros exprimem felicidade e união. E as cores que compõem a catedral desenham um evento cujo horizonte é o Mundo inteiro.

"O próximo Encontro Mundial das Famílias constitui uma ocasião privilegiada para reconsiderar o trabalho e a festa, a perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem inserida na sociedade e na Igreja, atenta à qualidade dos relacionamentos para além da economia do próprio núcleo familiar." (Papa Bento XVI)

Oração para o VII Encontro Mundial das Famílias

Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Pai, nós Te adoramos, Fonte de toda comunhão; proteja e abençoa as nossas famílias para que nelas haja comunhão e doação mútua entre os esposos, entre pais e filhos. Nos te contemplamos Artífices de toda perfeição e de toda beleza; conceda a cada família um trabalho digno e justo, para podermos ter o necessário sustento e gozar do privilégio de sermos teus colaboradores na edificação do mundo. Nós te glorificamos,Motivo de júbilo e de festa; abre também às nossas famílias o caminho da alegria e do repouso para podermos gozar, desde então, daquela alegria perfeita que nos doaste em Cristo Ressuscitado.Assim os nossos dias, laboriosos e fraternos,são frestas abertas sobre o teu mistério de amor e de luz, que o Cristo teu Filho nos reveloue o Espírito vivificador nos antecipou. 
E nos viveremos satisfeitos de sermos a tua família, no caminho para Ti, Deus bendito para sempre. 
Amém

Fonte: Site Nacional das ENS (clique aqui para abrir).
Mais informações: Site do Encontro (clique aqui para abrir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário