sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jubileu de Ouro (parte I)

Neste mês colocaremos aqui no Blog, algumas matérias especiais sobre nosso Jubileu de Ouro.

Breve histórico

O movimento das Equipes de Nossa Senhora nasceu na França, em 1938, fundado pelo Padre Henri Caffarel, visando a espiritualidade conjugal dos casais cristãos.

É composto por equipes com até 6 casais e cada uma delas é acompanhada por um sacerdote conselheiro espiritual.

O movimento chegou ao Brasil em 1950, através do casal Nancy e Pedro Moncau (de São Paulo) e posteriormente, em Jundiaí em 1962, trazido pelo casal Celina e João Paulo. Desta primeira equipe ainda temos 5 integrantes ativos em nossa cidade.

As ENS foram de suma importância para Jundiaí, sobretudo nos anos 60/70, quando foram responsáveis por muitos dos serviços religioso-sociais, tais como a implantação da Pastoral Familiar da Diocese, dos Cursos de Noivos, do Cursilho de Cristandade, das Comunidades Neocatecumenais, das ECC's (Encontros de Casais com Cristo), dentre outros.

Foram equipistas também que formaram e coordenaram por muitos anos a Associação de Educação dos Homens de Amanhã (a ‘guardinha’). O SOF (Serviço de Orientação Familiar) também foi uma atividade conduzida por equipistas, que aconselhavam os casais em processo de desquite.

Depoimento

Resgatamos a seguir, um depoimento do casal Marisa e Gustavo Fleury, dado na ocasião dos 35 anos de ENS em Jundiaí:

"Maio de 1962 - Um tímido casal, Celina e João Paulo, em Jundiaí, movido por uma força estranha, sai de sua tranquilidade para bater de porta em porta à procura de casai, até então desconhecidos para eles, a fim de tentar uma experiência nova: as "Equipes de Nossa Senhora".
De São Paulo, Doris e Nelson Gomes Teixeira vêm dar a informação e, para pilotar, Maria Silvia e Guilherme Junqueira.
Ninguém sabia de fato o que iria acontecer. Nem eles sabiam, na época, que o Espírito Santo os incumbira de fazer acontecer uma milagre em Jundiaí através desses 8 casais que não eram de nada, que não queriam saber de nada, a não ser viver tranquila e comodamente sua vidinha de casados, sem grandes pretensões...
E veio o Espírito Santo! Não em forma de língua de fogo, num estalo, mas pacientemente, devagarzinho foi realizando maravilhas...
Maravilhas, sim! Quando olhamos para trás, vemos que maravilhas Ele operou nesses 35 anos!
A primeira destas maravilhas foi permitir-nos a descobrir o matrimônio cristão, a espiritualidade conjugal, o nosso cônjuge, os amigos, os irmãos, o auxílio mútuo, a amizade, enfim o AMOR!
Foi tirar-nos da nossa ignorância religiosa e mostrar-nos que Ele precisava de nós para chegar a muitos outros irmãos!
No começo não percebemos isso, claro. E se Ele no-lo tivesse dito, teríamos rido, escandalizados:
- Quem? Eu?... Nós?... Sabe quem somos?
E Ele sabia, e veio para desintalar-nos.
Lembramo-nos bem do nosso engatinhar na vida da fé, quando começamos a comungar, marido e mulher juntos, quando apenas velhos e crianças o faziam, e aguentar o comentário de amigos:
- Puxa! Vocês são crentes...
O segundo passo, quase um ano depois - aula de catecismo para as crianças. (Era mais para aprender que o fazíamos).
O terceiro passo, talvez o mais importante para sairmos de nós mesmo: o Curso de noivos. Alguns casais maravilhosos de São Paulo aqui vieram para orientar-nos e deixaram-nos entusiasmados para dar o curso.
- Mas, a quem? Onde estavam os noivos?
O vigário deu-nos alguns vagos nomes e seus endereços incríveis. Saímos de porta em porta a tentar explicar o que ele seria, sua validade e utilidade, a quem nunca tinha ouvido falar nessa novidade: curso para casar."
...
(esta entrevista continua no próximo post deste Blog)

E para ilustrar estes 50 anos, trazemos para todos um documento histórico: a ficha de casais inscritos para a primeira Equipe de Nossa Senhora em Jundiaí.

Frente da Ficha (clique para ampliar)

Verso da Ficha (clique para ampliar)
Que o Senhor nos impulsione, como a estes primeiros casais, a evangelizar sempre mais!
.

Um comentário: