quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Tríduo Pascal

Dentro do Calendário Litúrgico, o Tríduo Pascal tem uma grande importância, pois os eventos celebrados marcam a identidade dos cristãos católicos. Celebrar o Tríduo Pascal é celebrar a própria fé, é reviver os momentos decisivos que transformaram a vida dos seguidores de Jesus e lhes deram uma nova identidade. A Páscoa é o evento fundante da nossa fé. A Ressurreição de Jesus inaugura um novo tempo, o cumprimento da Promessa. Porém, a Ressurreição é fruto de toda a vida de Jesus, da sua fidelidade ao Pai e a seu projeto de Amor para toda a humanidade. É também a resposta de Deus aos descrentes que ignoraram os ensinamentos de Jesus e ficaram cegos para os sinais que estavam à sua volta. Muitos se sentiram incomodados pela presença e atuação de Jesus, pois essa questionava aquele modo de vida embalado pelo poder, pelo orgulho e pela vaidade. Por esse motivo perseguiram, condenaram e mataram Jesus. Mas Deus deu-lhes uma resposta imediata: Aquele que foi morto como um desgraçado, Deus o fez cheio de Graça devolvendo-lhe a vida, e uma vida gloriosa. Foi a vitória do bem sobre o mal, da fidelidade ao Reino sobre o egoísmo, da vida sobre a morte. Celebrar o Tríduo Pascal é celebrar a vitória do Amor de Deus Pai sobre a insensatez da criatura humana.

É importante celebrar o Tríduo em seu todo. Não são três celebrações, mas uma única celebração que se estende por três dias. Ela tem início na Quinta-feira Santa, quando fazemos memória da Ceia Pascal de Jesus e do seu mandato, primeiro para que nos colocássemos a serviço dos irmãos, lavando-lhes os pés; e em seguida para que fizéssemos memória da própria vida de Jesus, vivendo em íntima comunhão com ele, que se fez alimento da nossa fé. A Celebração da Ceia do Senhor não se encerra, o povo volta para casa depois do translado do Santíssimo Sacramento, mas permanece em vigília, em oração, pois o caminho da cruz está começando.

Na Sexta-feira Santa, todo o dia é de reflexão, de meditação, de contemplação. Olhar para Jesus que sofre no caminho do Calvário e olhar para os sofredores que estão à nossa volta. Na paixão de Jesus, a princípio podemos enxergar a vitória da injustiça que penaliza um inocente para preservar o poder de poucos; mas é preciso enxergar também a justiça divina que mostra que o maior poder é o poder de Deus, que nunca desampara seus filhos e lhes faz justiça. Não podemos celebrar a Paixão de Jesus sem olhar para o sofrimento de tantas pessoas que são vítimas da violência, da injustiça, da miséria.

A celebração do Tríduo Pascal só chega ao seu ápice no Sábado Santo, na celebração do Aleluia, da Ressurreição, sinal da grande Vitória. Jesus ressuscitou e com Ele todos nós ressuscitaremos no Dia do Juizo Final, se vivermos como Ele viveu, se nos colocarmos a serviço do Reino como Ele fez, se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou.


Este vídeo (abaixo) é bem explicativo e mostra a importância da liturgia e tradições nas celebrações do Tríduo. Vamos assisitir:


Por fim e para nossa reflexão, fica uma frase dita pelo Pe. Flávio Cavalca, especialista em História da Igreja: "Na sociedade contemporânea praticamente não se vive a Festa da Páscoa. Nós temos uma data puramente comercial, uma data mais ou menos tradicional, mas sem maior significado religioso". Você concorda com ele? (A entrevista completa, com tudo que o Pe. Cavalca disse, está aqui)

Não faça da Semana Santa um "grande feriado". Faça da Semana Santa um momento de vida, vida que Deus oferece para você!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário