terça-feira, 10 de abril de 2012

O Plano de Deus para o Casal

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. 
Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda”. (Gn 2, 18)

Sabemos que Deus estabeleceu um plano de amor para nós, homens e mulheres, conduzindo-nos a uma felicidade plena ao seu encontro. Este plano de Deus visa contemplar-nos com uma vida posterior a esta, mas idealiza desde já nossa felicidade a partir desse mundo. Assim sendo, Deus criou homem e mulher para serem felizes. Nossa vida deve ser uma preparação para outra maior, para a plenitude junto dele.

Ao constatar a solidão do homem no Paraíso, Deus começou a preocupar-se com a sua felicidade. O “não é bom que o homem esteja só” denota a preocupação de Deus pelo seu bem-estar.

Fala-se de solidão. A solidão indica a falta de acabamento do homem. Ele tem uma relação com Deus, mas é insuficiente, não basta; tem também uma relação com as demais criaturas: os animais e a natureza, mas não lhe bastam; há tristeza e insatisfação. Para superar tal deficiência, Deus, em sua infinita bondade, se manifesta ao fazer “uma auxiliar”, uma companheira, uma parceira igual ao homem, completando-o.

Quando Deus apresenta a mulher ao homem, este é tomado de uma profunda alegria, exclamando: “Esta, sim, é osso de meus ossos, carne de minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!” (Gn 2, 23). Este trecho da história da salvação é a mais maravilhosa e singular descrição do amor. É o amor de Deus revelado no amor do homem e mulher.

Concluindo sua obra da criação, Deus institui o casamento entre homem e mulher, conclamando: “Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne” (Gn 2, 24).

Homem e mulher vivendo a unidade no amor, realizam a comunhão de suas qualidades “numa só carne”. Chamado e preparado para isso pelo próprio Deus: “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1, 28), esta vocação, como nas outras, homem e mulher se completam de uma forma admirável. A complementaridade dos órgãos sexuais só é compreensível na revelação do carinho com que Deus se debruçou sobre o ser humano, dignando-se a elevá-lo a participar de um poder que é só dele: a criação. Deus dá a vida; homem e mulher, numa cooperação mútua e complementar, são também transmissores de vida. Ato de uma sublimidade insuspeitável, em que o humano “esbarra” no divino e o divino invade o humano. O casal, exercendo um ato que é próprio de Deus: a transmissão da vida, e Deus “colaborando” com o humano, infundindo no novo ser gerado uma centelha de Si próprio, que é a alma espiritual e imortal.

Tornar-se uma só carne significa mais que o ato sexual. Significa que o casal compartilha de tudo que possui, não apenas os corpos, os bens materiais, mas também os sentimentos, alegrias e tristezas, esperanças e temores, sucessos e fracassos.

Tornar-se uma só carne significa, também, que duas pessoas fundiram-se numa só (corpo e alma), embora permaneçam duas pessoas distintas. Este é um grande mistério do casamento, assim como é grande o mistério da Santíssima Trindade: o casal, então, é imagem trinitária de Deus.

O casamento é a base, o caminho que nos leva à santidade. É no casamento onde se realiza, de uma forma privilegiada, o Plano de Deus para o casal. Criado à imagem e semelhança de Deus é no casamento que, no plano humano, o casal vai realizar em plenitude esta sua razão de ser.

Só Deus pode nos colocar no caminho do verdadeiro amor. Nosso encontro como casal não foi casual. Havia por trás de tudo o que os céticos chamam de “destino”, mas nós que temos fé chamamos “Plano de Deus”, um projeto carinhoso e individualmente traçado para nos fazer felizes e rea-lizados nesta e na outra vida. O casal, que busca vivenciar o amor, reconhece no outro, marido e mulher, um instrumento que Deus colocou no caminho para sua salvação.

“Abençoa-nos, Senhor. Abençoa nosso amor...

Somos muito fracos, mas queremos que nosso Matrimônio Te glorifique tanto quanto Tu esperas...

Oh, Deus, que resides realmente em nossas almas, faz-nos inteiramente um para o outro, e para aqueles que nos tens confiado. Que sejamos um só coração, totalmente para Ti.” (Pe. Caffarel - Centelhas de sua Mensagem, p. 14)

Graça e Juarez 
CR Província Leste

Fonte: Carta Mensal - Abril/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário