sexta-feira, 9 de março de 2012

Êxito de Caridade (Texto de Pe. Caffarel)

É preciso que a caridade fraterna aumente sem cessar nas vossas equipes.

- Quando alguns casais se exercitam na entreajuda e no amor fraterno, pouco a pouco, o seu coração alarga-se. E, gradualmente o seu amor invade a casa, o bairro, o país … até atingir as mais longínquas paragens.

- Construir uma equipe é importante: aí permanece dia e noite, o Cristo eucarístico. Mas não é menos necessário para a cristandade possuir equipes de caridade: é uma outra maneira de tornar Cristo presente aos homens. "Onde há amor fraterno, aí se encontra Deus", conta a liturgia da Quinta-feira Santa. "Quando dois ou três se reunirem em meu Nome promete Jesus Cristo, Eu estarei no meio deles".

- Presença de Cristo, e portanto presença de Igreja. Onde haja cristãos que se amem, aí está a Igreja. Com a condição, no entanto, de que essa pequena comunidade queira ela mesmo estar presente à Igreja, ser serviço da Igreja.

- O poder da intercessão dos cristãos, quando são unidos, é de uma força extraordinária: "Se dois de vós, na terra, se puserem de acordo para pedirem o quer que seja, em verdade vos digo que o obterão do meu Pai que está no céu.

- O amor fraterno é de uma excepcional fecundidade. À sua volta o mal diminui, o deserto começa a florir. Um pároco dos arredores de Paris dizia-me: "Quando uma rua da minha paróquia tem muito mau ambiente, peço a casais cristãos que vão para lá morar (era antes da guerra) e que ofereçam àquela gente muito simplesmente o testemunho do seu amor fraterno. Ao fim de seis meses, os habitantes da rua respiram um novo ar".

- Uma comunidade fraterna é uma mensagem de Deus aos homens. A sua mensagem mais importante, aquela que revela a vida íntima de Deus, a sua vida trinitária. Não há discurso sobre Deus mais eloquente e mais persuasivo do que o espectáculo de cristãos que "são um" como o Pai e o Filho são um.

- Nada glorifica mais a Deus do que cristãos unidos. É a grande obra prima da graça divina. Deus nela põe a sua complacência. "Os céus cantam a glória de Deus", o amor fraterno canta o amor eterno.

Que a vossa obsessão seja: Fazer da vossa equipe um ÊXITO DE CARIDADE.

Henry Caffarel.

Editoriais das Cartas Verdes
Traduzidos pela Equipe Porto 2 e editados pela Supra-Região em Dezembro de 2007, 
nos 60 anos da Carta Fundadora do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.
Fonte: http://equipe1setorlagos.blogspot.com/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário