quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Testamento espiritual do Padre Henri Caffarel

O fundador das Equipes de Nossa Senhora legou–nos uma vasta produção intelectual, suficiente para nossa formação e enriquecimento espiritual. Numa conferência pronunciada em São Paulo, em setembro de 1972, quando de uma de suas visitas ao Brasil, ele apresentou um texto riquíssimo, que disse poderia ser o seu TESTAMENTO ESPIRITUAL.

A leitura desse documento, que se encontra disponível no site das ENS, é indispensável. Lá, nosso profeta já esclarecia que, se as Equipes de Nossa Senhora “não forem fermento de renovação na Igreja, serão postas de lado, para dar lugar a novos movimentos mais ousadamente revolucionários, capazes de trabalhar pelo ‘aggiornamento’ da Igreja.” Ele nos adverte de que devemos procurar vivenciar as três atitudes (busca da palavra de Deus, conhecimento de nossa verdade interior e comunhão com o irmão), procurando cada vez mais dar testemunho de nossa pertença ao Movimento, no seguimento dos ensinamentos de Cristo.

Se nossas reuniões de equipe não forem encontros com Jesus, serão apenas reuniões sociais, encontros de amigos, que não ensejarão o fortalecimento de nossa espiritualidade. Ele nos ensina que, sem o PENTECOSTES, os apóstolos dificilmente teriam dado continuidade a obra que Cristo fez quando de sua passagem pela terra. Até então os apóstolos estavam formados, mas não transformados e jamais teriam convertido o mundo... Faltava-lhes o Pentecostes. Quando receberam o Espírito Santo, converteram-se em homens novos, com competência moral e intelectual para divulgar com eficiência e eficácia a Palavra de Deus.

O equipista não pode crescer isolado dos irmãos. Seu testemunho de vida em comunidade, em consonância com a mística do Movimento, é que irá fazer com que a equipe seja uma verdadeira pequena Ecclesia. O conjunto dessas pequenas ecclesias ajudaria a fortalecer a Grande Igreja de Cristo.

Vale a pena ler e reler atentamente o precioso Testamento Espiritual de nosso fundador, discuti-lo em casal, para partilhar depois na Equipe, que se fortalecerá cada vez mais.


Áurea Lucia e Carduci
Eq. 12H - N. S. das Graças Fortaleza - CE
* Texto extraído da Carta Mensal de Setembro/2011


(Para ler o Testamento Espiritual do Pe. Caffarel, na íntegra, clique aqui e faça o download)


Nenhum comentário:

Postar um comentário