quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lâmpada que brilha na escuridão

Queridos equipistas!

Neste ano de 2011, no curso do tempo da Igreja, celebra-se o dia da Bíblia no dia 30 de setembro.

São Jerônimo, padroeiro dos estudos bíblicos, foi o tradutor da Vulgata Latina e foi quem chamou pela primeira vez ao conjunto de livros do Antigo e Novo Testamento de “Biblioteca Divina”.

A Bíblia é na realidade uma coleção de livros catalogados, considerados pelas diversas religiões cristãs como Divinamente inspirados. É sinônimo de “Escritura Sagrada” e “Palavra de Deus”. O Papa Bento XVI nos recomenda a leitura diária da Bíblia.

Todos nós, membros integrantes das Equipes de Nossa Senhora, bem sabemos da importância fundamental de exercitar a escuta e a meditação diária da Palavra de Deus. Quanto mais a escutamos e a interiorizamos, tanto mais nos tornamos íntimos do Senhor e mais o conhecemos. Essa intimidade permite melhor compreender e perceber a graça, o amor e a misericórdia de Deus por nós, além de nos amadurecer na fé e caminhar em direção à santidade.

Conforme o ditado popular: “Não se ama aquilo que não se conhece”. Vamos conhecer melhor a nossa Bíblia? Devemos manuseá-la todos os dias para escutar e refletir a voz de Deus... Grifar seus escritos e textos é como cultivar plantas... É vida! É cultivar o amor, é o alimento para nossa alma, é abrir-nos ao Espírito Santo para que Ele nos ilumine, nos inspire e nos dê o discernimento necessário para nossas boas atitudes, de modo a testemunhar a todos que estão a nossa volta a própria face e o amor de Deus que está em nós.

Precisamos desejar esse encontro diário com a Palavra Sagrada, pois é nela que encontramos Deus, que nos fala, e nós devemos escutá-Lo, permitindo que Ele manifeste seu amor por nós. Ao senti-Lo, também devemos render-Lhe nosso louvor, graça e amor. Por isso, precisamos facilitar esse caminhar. Como? A Bíblia deve estar exposta em lugar digno e de fácil acesso... Ela torna-se mais bonita quanto maior for o seu manuseio... Beijar a Bíblia é beijar o rosto de Deus. (Santo Agostinho).

A Bíblia é a carta de amor de nosso Pai, e nós a deixamos fechada no envelope (São Gregório Magno). Ignorar as escrituras é ignorar a Cristo (São Jerônimo). A Bíblia é o resultado final da longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. (Frei Carlos Mesters).

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra (2Tm 3,16 -17).

“Este é o meu filho querido, o meu predileto”. Essa voz vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele na Montanha Santa. Com isso, confirma-se para nós a mensagem profética, e vós fareis bem em dar-lhe atenção, como a uma lâmpada que brilha na escuridão, até que amanheça o dia, e o astro matutino amanheça em vossas mentes. Pois deveis, sobretudo, saber que nenhuma profecia é confiada à interpretação particular, pois a profecia nunca aconteceu por iniciativa humana, mas os homens de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1,16-21).

Ler a Escritura é conversar com Deus. Se rezas, falas com o esposo; se lês, é Ele quem te fala. (São Jerônimo).

Finalizando, queridos irmãos em Cristo, desejo-lhes que a Escuta da Palavra esteja presente em suas vidas, todos os dias, repleta de “boa colheita” que lhe renda bons frutos.

Pe. Vilmo Nolasco
SCE do Setor de Dourados Dourados - MS


* Texto extraído da Carta Mensal - Setembro/2011


Se você passa muito tempo no computador, pode experimentar ainda a versão online da Bíblia, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário