terça-feira, 27 de setembro de 2011

Abertos ao Chamado

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.” (Equipe da Super-Região, contra-capa do Livro Tema 2008)

Todos nós equipistas, ao aderirmos ao Movimento das ENS, estamos atendendo ao chamado do Senhor, para sermos discípulos missionários de Cristo. Mas alguns de nós, além de sermos missionários no mundo, de tempos em tempos, somos escolhidos para servirmos de forma muito especial aos casais da nossa equipe de base, assumindo por um ano a responsabilidade de Casal Responsável de Equipe.

Faltando um mês para a eleição do novo CRE, cabe ao casal se preparar, com muita oração e reflexão, buscando discernir em qual casal da equipe vai depositar sua confiança para este serviço de amor a Deus e ao Próximo. O casal deve (pode) conversar entre si, o voto, porém, será individual e sigiloso, portanto marido e mulher não precisam votar em consenso, nem igual.

Por outro lado, é importante que o casal converse sobre a possibilidade de a escolha recair sobre si próprio, preparando-se espiritualmente para abrir-se ao chamado e para acolhê-lo com muita alegria e disponibilidade. “A ninguém é permitido permanecer inativo”, já dizia o Papa João Paulo II, na Christifidelis Laici.

Na vida conjugal, a Escuta da Palavra, este importante PCE, sempre nos ajuda a escolher os caminhos conforme os desígnios de Deus. Quantas vezes procuramos na Bíblia uma palavra que nos ilumine para uma decisão importante. Assim, com muita humildade, preparemo-nos para este serviço de responsabilidade, animando-nos com a palavra de Jesus Cristo:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.” ( Mt 5,14-16 e Mt 7,12)

Na hora da escolha, na reunião da equipe, invoquemos o Espírito Santo e estejamos preparados para eleger aquele casal que nossa consciência diz ter melhores condições para animar a nossa equipe no próximo ano e, se formos nós os escolhidos, acolhamos com alegria o serviço, sem medo e com muita confiança.

Muitos serão eleitos pela primeira vez. Não tenham receio de não dar conta, de não estar à altura das expectativas dos irmãos e do Movimento. Basta que tenham boa vontade e esforcem-se para fazer o seu melhor, não esquecendo da oração diária, para que o Espírito Santo os ilumine e capacite no exercício dessa missão. O CRE sempre contará com o apoio do seu Casal Ligação e do CRS e o Movimento oportunizará toda a orientação necessária.

Nas equipes mais antigas, casais serão eleitos pela segunda, terceira ou quarta vez, já possuindo experiência e conhecimento das responsabilidades do CRE, mas o esforço continua, pois sempre devemos nos aprimorar e conhecer mais os documentos do Movimento. A oração é o canal de união do CRE com Deus. Mantendo uma postura de humildade, confiança e perseverança na oração, obteremos o auxílio divino, concedido a todos, principalmente aos que o pedirem.

“Uma responsabilidade espiri­tual só pode ser recebida do Senhor e ninguém pode se apropriar dela. Isso quer dizer que é preciso manter-se em união com Aquele que nos confiou essa responsabilidade”. (Pe. Roger Tandonnet)

Avani e Carlos Eq. Carta Mensal

* Texto extraído da Carta Mensal Setembro/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário