terça-feira, 7 de setembro de 2021

O Exercício da Colegialidade nas Equipes de Nossa Senhora | CONCLUSÃO


 A Colegialidade é um meio magnífico para ter em conta o máximo da riqueza de cada um, e fazer crescer da melhor maneira as nossas decisões, através de uma reflexão que leva em consideração a realidade da vivência dos casais. 

Uma realidade que não dá frutos “para os outros”, e que trabalha somente para si mesma, é inútil. Se o nosso Movimento ocupa-se apenas de si mesmo, então esquece que está a serviço de algo maior: ser janela através da qual se vê Deus, ser espaço aberto em que se ouve a Palavra de Deus e onde ela se torna presente em nossa realidade. 

A Colegialidade, bem vivida, protege-nos da opacidade de nosso olhar sobre os problemas do mundo, deste mundo cheio de sofrimento, mas também cheio de felicidade, que temos de fazer evoluir pela nossa responsabilidade e em colegialidade, para que se construa a civilização do amor que nos é anunciada por Jesus Cristo no seu Evangelho.

 A chave do sucesso desta nova evangelização, no seio do nosso Movimento, está no espírito de colegialidade, no qual os equipistas responsáveis em todos os níveis trabalham numa perspectiva de santidade. 

A Igreja, e o nosso Movimento na Igreja, devem hoje enfrentar imensos desafios, que põem à prova a confiança e o entusiasmo dos anunciadores do Evangelho. Não se trata somente de problemas quantitativos, devidos ao fato de os cristãos constituírem uma minoria, mas de uma mudança do panorama cultural dominado pelo déficit nos engajamentos. 

A Colegialidade é uma das maneiras de envolver as novas gerações de responsáveis, mais sensíveis e melhor formadas nesta maneira de agir, de modo que o apelo, que receberão do Senhor por nosso intermédio, lhes permita crescer e fazer crescer os outros através de um engajamento total e radical ao serviço do Evangelho. 

Equipes de Nossa Senhora, nós vivemos a EQUIPE desde a primeira reunião, em 25 de Fevereiro de 1939, de quatro casais juntos e com o Padre Caffarel; não é isto o mais belo testemunho que a colegialidade é uma realidade que traz muitos frutos?


Retirado do Acervo de Formação do site das ENS (ens.org.br). O próximo capítulo será publicado em breve, mas caso queira ler na íntegra, acesse o link https://www.ens.org.br/site/arquivos/acervo/O_Exercicio_da_Colegialidade_nas_ENS.pdf

Veja também as publicações anteriores sobre este mesmo assunto na página principal do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário