segunda-feira, 23 de maio de 2022

Retiro 2022 - De 29/Abril a 1/Maio

Segue abaixo 3 depoimentos sobre nosso 1o retiro que aconteceu no último fim de semana de abril:

Recebemos uma graça especial de poder participar do 1°retiro deste ano que se realizou nos dias 29/4 a 1/05 na Casa São Carlos Borromeu em Jundiaí e foi pregado pelo padre José Roberto de Araújo.   Foi um momento muito especial pois, há dois anos os retiros estavam suspensos pelo distanciamento e medidas sanitárias devido à pandemia de covid 19. Chegamos ao retiro muito felizes  por estar ali, embora ainda sem nos dar conta do quanto havíamos perdido em espiritualidade durante os dois anos de distanciamento.

Logo no início e após as apresentações Pe . José Roberto nos convidou à escuta e meditação da palavra em Mc 7,31. Todos refletimos sobre a importância de escutar Deus e deixá-lo tocar nossas feridas e dores. Ao final deste momento tivemos a presença de Jesus Eucarístico que veio nos tocar. 

Durante o sábado, muitos momentos tocantes de escuta da palavra, meditação, oração conjugal e dever de sentar-se sobre como usar a comunicação adequada dentro do lar. Apoiados na Palavra de Jesus: Éfeta !! Abre-te!! Fomos chamados a realizar a meditação orante e pedir: Cura me Senhor para que eu te ouça, fala ao meu ouvido, cura meus lábios para que eu seja “pronto para ouvir,  tardo para falar e tardo para se irar”. 

Ao final da tarde Maria se fez presente no terço meditado em que pudemos entregar nossa família e nossa casa aos cuidados da mãe. Ela, que nos dá as mãos e nos levanta do chão, nos coloca em seus braços e nos ensina a seguir Jesus até  a loucura da cruz. Sábado à noite um momento especial e de penitência, propício para sentir o abraço do Pai que é rico em misericórdia e nos ama apesar de todas as nossas falhas. 

No domingo, a manhã foi de oração pelos filhos, entregá-los aos pés  de Jesus misericordioso. A cada reflexão, muitas orações partilhadas e testemunhos riquíssimos. Já não era mais possível controlar as lágrimas. Saímos todos renovados na fé, com a alma leve pelo perdão recebido e de cabeça erguida para descer a montanha e colocar em prática todas as regras de vida que assumimos diante de Deus e dos irmãos, na certeza de que, COM A GRAÇA DE DEUS, TUDO É POSSÍVEL. 

Gratidão é a palavra final por todas as bênçãos derramadas neste final de semana.

LUIZ E ISABEL – EQUIPE 4B - N.SRA. DA LUZ – JUNDIAI/SP


Primeiro Retiro como Equipistas, Primeiro Retiro das Nossas Vidas! 
Eu e o Alex estamos nas Equipes há cerca de 2 anos e nunca tínhamos participado de um retiro em nossa vida, então estávamos um tanto quanto ansiosos e imaginando como poderia ser, o que iríamos sentir, que frutos vamos colher. 
Confesso que quando o link da inscrição foi liberado, eu já pensei em nos inscrever na última data, porque assim teríamos mais tempo para nos preparar. 
Mas enquanto eu fui avaliando nossas agendas, só seria possível participarmos em abril ou junho. Olhando para a nossa agenda apertada, a proximidade da data e do momento que estamos vivendo, que participar em abril não seria possível. Mas com uma certa dúvida, fiz nossa inscrição para o primeiro retiro e a partir daí, Deus foi organizando tudo. 
Durante o retiro, já pude confirmar que Deus nos queria lá, naquele momento. Nós dois precisávamos viver este deserto para acolher todas as coisas que Deus tinha para nos falar. 
Claramente o Espírito Santo soprou no coração do Pe. José Roberto todas as orientações, palavras de correção fraterna, sentimentos e reflexões através de cada música escolhida pelo sacerdote, e cantada por ele, porque iam de encontro com assuntos tão atuais nas nossas vidas. 

Os fortes momentos de intimidade com Jesus e Maria, diante do Santíssimo, nós ouvimos Jesus e Maria respondendo às nossas orações. Não há uma só palavra que possa descrever o que todos nós sentimos neste momento. Receber o perdão, a misericórdia e o cuidado de Deus. Tenho certeza de que isto está vivo nos corações de todos os que estiveram lá.
O Alex desde o início sentiu que Jesus nos levou até lá, porque queria que fizéssemos um “longo” Dever de Sentar-Se, durante todo o tempo que estivemos em retiro. Desde quando chegamos e convidamos o Espírito Santo a estar conosco, preparando o nosso coração, ensinando-nos a ouvir com o nosso coração a necessidade do outro, realizando as orações em casal, pelo casal, por nossos filhos, escutando e meditando cada palavra. E no período de silêncio, quanta coisa Deus tinha para dizer para cada um de nós! 
Eu cheguei lá, cheia de angústias e preocupações, e saí de lá, com o coração cheio de alegria e paz, não porque os problemas e as dificuldades sumiram, mas porque pude ouvir e sentir intensamente o quanto Deus me ama e sempre me levantará! 
Nosso coração está cheio de gratidão pelos momentos, por tantas pessoas queridas que conhecemos, gratos por todos os casais que nos apresentaram às ENS e o coração cheio de desejo que todos os casais possam ter a oportunidade de participar do Retiro, não apenas para poder cumprir um PCE, mas para receber com o coração aberto, este presente que Deus tem para nós! 

Deus só precisa do nosso SIM! 
O poderoso fez em nós maravilhas e Santo é o Seu Nome! 
Keila e Alex 
Equipe 9A – Nossa Senhora do Bom Parto – Jundiaí 


Primeiro Retiro de 2022 foi marcado de graças e muita emoção

Depois de dois anos sem retiros, o Setor Jundiaí e Louveira teve o privilégio de ter seu primeiro do ano, na Casa Religiosa das irmãs Carlistas, no bairro da Colônia, em Jundiaí, entre os dias 29 de abril e 1 de maio. O pregador foi o padre José Roberto de Araújo. Os casais chegaram na sexta-feira animados em poder cumprir um dos mais importantes PCEs dos equipistas, depois desse período sem participar de retiros e formações presenciais.
 
Os três dias foram de bênçãos e graças para os casais participantes. Já na sexta, o contato mais íntimo com o Santíssimo, fez com que os casais pudessem alicerçar mais sua fé e espiritualidade com Cristo.
No sábado, a pregação toda foi dinâmica e com alguns momentos bem fortes também.
Um deles foi meditar o Evangelho Marcos 7, 31-37, que fala do milagre de Jesus com o surdo, na fronteira de Tiro. Padre José Roberto falou da importância dos casais estarem abertos à escuta e repetiu o gesto de Jesus, entre os cônjuges - ‘Efetá’ ( que quer dizer Abre-te). Nesse momento, cada casal abençoou os ouvidos e a boca de seu cônjuge para que pudessem se abrir ao diálogo. 

Depois, no período da tarde, foi o momento de repensar em nossos erros e os casais puderam depositar seus pecados aos pés de Cristo, como um gesto de humildade e prontos para a renovação, cada vez mais, das atitudes em seu matrimônio.

Os casais receberam a visita do casal coordenador das Comunidades Nossa Senhora da Esperança, Lúcia e Titu, para divulgar o trabalho das CNSE. Padre José Roberto é um dos grandes incentivadores desse ‘braço’ do nosso movimento.

Não menos importante, após o jantar, foi o momento com Maria. Cada um dos presentes pôde ter Nossa Senhora em ‘sua casa’ abençoando cada um de seus lares, num momento de grande emoção.

No domingo, foi o dia de falar sobre filhos. E da mesma forma, cada casal consagro-os a Cristo num momento importante e bastante forte na capela do local.
O Retiro foi encerrado com uma Celebração Eucarística e os casais manifestaram a alegria em participar do primeiro retiro do ano do Setor Jundiaí/Louveira.  

Os Retiros do Padre José Roberto são recheados de ensinamentos. Ele dá dicas aos casais e os ensina, de forma prática, como rezar mais, se entender mais, e neste retiro, em específico - como escutar mais seu esposo e esposa. Reforçou ainda a importância do diálogo sincero e aberto com os filhos e, sobretudo, como podemos aplicá-los em nosso lar usando as próprias ferramentas que o movimento nos dá.  
Foi restaurador para todos!  

(Eli e Hanaí - 5C)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário