quinta-feira, 4 de maio de 2017

Histórias que ensinam

Desde os primeiros tempos da história de Israel sempre houve uma grande dificuldade: a necessidade de se falar, a partir da mentalidade concreta dos orientais, de um Deus transcendente, que não comportava uma representação sensível (cf. Ex 20, 4). Por isso, desde o início, os escritores sagrados procuravam usar de fatos terrestres como sinais da realidade de Deus através de um conto, a que foi dado o nome de “parábola”.

Parábolas, assim, são histórias que visam apresentar imagens concretas da vida como sinais de realidades reveladas por Deus e relacionadas com o seu Reino. Os escritores sagrados, nos primeiros tempos, recorreram a qualidades ou expressões humanas, procurando mostrar manifestações de Deus (cf. Gn 2, 7; 6, 6 e 8,1). Os Profetas também usavam de comparações para evidenciar a própria vida do homem em seus aspectos moral e religioso (cf. Am 4, 1; Os 4, 16 e Is 5, 18 ).

Na escolha do método de parábolas, no uso de “pequenas histórias que ensinam”, Jesus seguiu o método pedagógico que já existia, dando-lhe, porém, novas cores e novo sentido. Pode aparecer, contudo, uma dificuldade: Jesus usava as parábolas como forma de ensinamento, porém, com frequência, não as explicava. Mas Ele mesmo apontava o caminho: “Quem tem ouvidos, ouça!” (Mt 13, 9). Em outras palavras: “Vocês ouviram! Agora, tratem de entender!”

Cristo continua repetindo as mesmas expressões para os discípulos de hoje. Ele deixa aos homens de boa vontade a descoberta da mensagem: nós temos inteligência e sabedoria para atingir, a partir das histórias do dia a dia, o sentido das coisas do Reino. Para isto, necessitamos da chave do entendimento, que é o próprio Cristo.

Nós, Casais Equipistas, procuremos vivenciar quem é Jesus e daí começaremos, tal como os Apóstolos do tempo de Cristo, a entender e conhecer o mistério do Reino:

“Agora, estás falando claramente e sem comparações! Agora sabemos que tu sabes todas as coisas! Agora acreditamos que saíste de junto de Deus!” 
(cf. Jo 16, 29-30).

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário