segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Boa Nova


Nos últimos tempos, conforme assinala a História da Salvação, aparece em nossa história “o Mensageiro, aquele que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a Salvação” (Is 52, 7). E a própria pessoa do Mensageiro se torna o centro dessa Boa Nova: “O Evangelho é a Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus” (Mc 1, 1).

Uma grande pergunta se faz agora, não mais para o povo de Israel, mas para os homens de nossos dias: O que significa hoje a Boa Nova, o Evangelho? Será uma simples história da vida de Jesus? Ou só um código de moral, um conjunto de doutrinas, como era para os fariseus e doutores da lei? Ou somente um rito a ser seguido? Ou uma simples leitura, muitas vezes proveniente da abertura, ao acaso, de suas páginas? Os Evangelistas e os Apóstolos estavam interessados somente nessas coisas? Infelizmente, para muitos, a Boa Nova significa tão só um desses aspectos. Nada mais...

Se procurarmos perceber, refletindo e vivendo o Evangelho, qual era o interesse dos Evangelistas e dos Apóstolos, a conclusão é totalmente diferente. Eles falam de Alguém que está vivo, de Jesus Ressuscitado, assinalando a sua presença amiga em nós: “Para mim, viver é Cristo” (Fl 1, 21).

A sua leitura, então, só tem sentido se mostrarmos a mesma convicção de amizade com o Cristo vivo, se procurarmos conhecê-Lo e saber o que Ele pede de nós. Só assim terão significado a doutrina, a moral, a história, a cerimônia, o culto: O Evangelho, a Boa Nova, deve ser uma realidade viva e pessoal. Cristo veio “promulgar o Ano de Graça de Javé” (cf. Is 61, 1-3).

Nós, Casais Equipistas, cuidemos para que todo esse tempo seja de descoberta de um sentido para nossas vidas. E, com certeza, Jesus nos dará o descanso para o peso de nossos fardos e aprenderemos com Ele, “que é manso e humilde de coração” (Mt 11, 28-29).

Ainda, não deixemos essa descoberta somente para nós. Anunciemos aos irmãos esse Evangelho, essa Boa Nova, essa Amizade com Cristo. E esse anúncio é uma necessidade que nos é colocada:

“Ai de nós se não anunciarmos o Evangelho” 
(1 Cor 9, 16-18)

Fátima e João Bosco
Eq. 05 A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário