quarta-feira, 24 de agosto de 2016

2º Retiro Anual das ENS Jundiaí

Neste retiro, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, o Padre Alberto Simionatto (SCE Eq. 15B) quis provocar para que assim sejamos motivados a mudar, a nos converter.

Nos fez pensar sobre nossas relações conjugais, a não sermos medíocres e mesquinhos. Não nos devemos sentir sozinhos. Devemos pensar no outro e amá-lo, implicando em grandes renúncias. A medida de nosso amor é a medida de nosso sacrifício.

Nos provocou para que sejamos corajosos para poder sempre recomeçar. Devemos reafirmar os compromissos firmados no passado, buscar onde desviamos nas encruzilhadas da vida e descobrir onde começamos a partir dos nossos erros identificados. Devemos valorizar e preservar os nossos acertos.

Nos provocou para que possamos reinventar a forma de nos amar. Devemos ser livres e dar liberdade. Devemos fazer escolhas, sabendo que as escolhas que fazemos no presente são fruto de escolhas maiores que fizemos no passado. Devemos amar na liberdade e ser autêntico, sem restrições, sem desculpas. As verdadeiras escolhas não são um peso, pois são feitas por amor. As escolhas são exigentes, mas temos o exemplo de Cristo, seus ensinamentos e sua caminhada. Nos ecoa sua citação “Pedro, tu me amas? Siga-me”.

Nos provocou para que sejamos misericordiosos. Devemos ter o olhar do Cristo para com o outro. Devemos perdoar e estar dispostos a servir ao outro. Não perdoar, é matar o outro e morrer para Deus. Temos o dever de ser ajudados e o direito de recomeçar. Devemos amar no erro do outro e saber ajuda-lo. Ele nos mostrou que Deus manifesta todos os sinais do Reino na família. Aceitar o Cristo necessita de conversão, pois necessita que sejam colocados em segundo plano os valores da Sociedade.

Resta-nos agradecer os ensinamentos por tão produtivo Retiro.

Fernanda e Antonio Flávio
Eq. 3A - Jundiaí/SP

As fotos deste final de semana estão aqui. (Fotos: Sanderli e Toninho - Eq 5B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário