segunda-feira, 18 de julho de 2016

Os livros sapienciais: A Sabedoria

Ao lado dos livros históricos e proféticos, existem na Bíblia os livros sapienciais: Provérbios, Eclesiástico, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Jó e Sabedoria. Enquanto os primeiros representam o pensamento e a vivência dos líderes religiosos, os sapienciais retratam a experiência do dia a dia do povo na busca de uma melhoria de vida. Deus acolhe essas manifestações, que também ensinam a ver, no decorrer dos tempos, a Sua mão poderosa (cf. Eclo 42, 15-25).

A Sabedoria, de que falam os livros sapienciais, não advém de uma capacidade intelectual, mas sim da aptidão do povo de querer dirigir bem a sua vida e de agir, com sensibilidade, na observação dos fatos: é uma “filosofia de vida”, a preocupação de como fazer para obter a felicidade verdadeira, a procura dos valores da existência humana e de sua integração na vida, na melhoria e no progresso. São as experiências acumuladas que se transmitem pelas gerações, pedaços da vida, valores descobertos pela gente simples: (cf. Pr 17, 22; l8, 13; 24 21; 27, 17). A sabedoria une as pessoas: “Aquele que a adquire deseja transmiti-la aos outros” (cf. Eclo 51, 13-30).

A sabedoria do povo toma consciência, pouco a pouco, de que ela se volta cada vez mais para Deus: “É uma realidade divina que existe desde sempre para sempre” (cf. Pr 8, 22-26). Não se trata de expressão meramente humana: em Deus está a origem e o fundamento de toda a sabedoria. Essa expressão do povo passa a ser vista da maneira correta: “os primeiros degraus de uma escada que sobe até o Senhor”.

Nós, Equipistas, também devemos praticar essas experiências, sujeitando-as aos desígnios de Deus. Não queiramos ser “super-homens”, que “têm a força”, que “são a verdade de todas as coisas”. Tal “sabedoria” é “o vestíbulo da morte” (cf. Pr 9, 13-18). E Deus respeitará seguramente a nossa procura dos primeiros degraus da escada para chegar até Ele: 
Isto será para nós “um tesouro superior a tudo” 
(cf. Sb 7, 7-14)

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário