domingo, 6 de dezembro de 2015

Moisés: O despertar de uma nação

A palavra “Êxodo” tem o significado de “caminho de saída”, “a ação de sair”, “a partida”. Na Bíblia, designa notadamente a saída dos hebreus para fora do Egito ou a longa peregrinação de quarenta anos que os levou de lá até a Terra Prometida através do deserto (cf. Ex 3, 7-12).

Respondendo ao clamor do Povo, o Senhor se alia à causa dele, mostrando o escopo da libertação, uma condição de posse total de suas vidas e da terra de Canaã: e a sua ação se realiza através da mediação humana (Moisés e o Povo Hebreu).

Deus havia prometido formar uma nação e cumpriu a sua promessa, manifestando o seu nome (Javé) através de um processo dinâmico e maravilhoso de libertação, conduzindo o Povo à prática ideal de vida e integração.

O homem só é capaz de nomear o verdadeiro Deus quando o considera, como fizeram os hebreus, como o “Libertador” de qualquer forma de escravidão, e quando o mesmo homem se coloca a serviço da libertação humana e espiritual: é viver na liberdade ou cultuar ídolos inexpressivos. 

Sem o Êxodo, a Bíblia perderia o seu ponto de partida, que vai conduzindo a todos nós como instrumentos para a construção do Reino de Deus e sua Justiça.

Nós, Equipistas, também consideramos o Senhor como Libertador de todas as nossas mazelas, nossos erros e nossos pecados e nos colocamos nas Equipes de Nossa Senhora a serviço da formação de nosso Povo, de nossos Casais, em todos os níveis de vida?

“Moisés e o Povo Hebreu aderiram a essa missão”!
“Qual é a nossa Resposta”?

João Bosco e Fátima
Eq. 5A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário