segunda-feira, 8 de junho de 2015

A aliança

Em todos os tempos, os homens, para alcançarem a desejada convivência pessoal, familiar, social, jurídica ou econômica, sempre procuraram agir através de alianças ou pactos. No Antigo Testamento já se distinguiam muitos tipos: “acordos de paz” (cf. Gn. 14, 13.21); “alianças entre irmãos” (cf. Am. 1,9); “pactos de amizade”(cf. 1 Sm 23,18); “tratados de proteção”(cf. Js. 9, 11-15) e “o casamento” (cf. Ml. 2, 14).

Os autores sagrados do Antigo Testamento também vêm relatar, com grande admiração, uma nova intervenção de Deus na história: a celebrada “Aliança de Deus e Israel” como um dom, que, no decorrer do tempo, atinge toda a sua significação e plenitude.

Desde Noé os registros de tal memória vão se desenvolvendo: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes”! (Gn. 9, 8)

Esse pacto de comunhão vai se aprofundando com Abraão (cf. Gn. 17,1-9) e com Moisés: “Vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”! (Ex. 19, 6)

E as narrações do tema da Aliança vão se repetindo na história de Israel (cf. Dt. 27, 2-26; Js. 8, 30-35; 2 Sm 5, 3). Os profetas se referem a ela de maneira continuada, constituindo-se em um caso de amor de Deus à humanidade (cf. Ez. 16, 6-14).

Ainda, eles revelam uma nova Aliança que o poder de Deus realizará na história: Oséias fala “de novos esponsais” (cf. Os. 2,20-24); Jeremias coloca “a transformação dos corações humanos” (cf. Jr.31,33ss); Ezequiel anuncia “a conclusão duma aliança eterna”! (cf. Ez. 36,26).

E essa Aliança, no Novo Testamento, se concretiza na efetiva realização dessas promessas: Jesus Cristo. Ele se constitui para todos nós, dentro do plano de Deus, na ação que muda o sentido da condição humana e estabelece a Nova Aliança da natureza humana com a natureza divina:
“Eis que virão dias em que concluirei
uma nova aliança com a Casa de Israel...
Colocarei minhas leis nas mentes deles
e as imprimirei em seus corações”!
(Hb. 8, 8-10)

Fátima e João Bosco
Eq. 5A - Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário