segunda-feira, 11 de maio de 2015

A história da criação do mundo

“Essa é a história da criação do céu e da terra” (Gn.4a) 

Nos versículos iniciais da Bíblia já aparecem o encantamento e a comoção do escritor sagrado ante a realidade e a beleza da criação do mundo. A sua atitude e afirmação têm características bem singulares: não se trata de uma reportagem histórica. Iluminado por Deus, o autor simplesmente seleciona as histórias existentes em Israel no decorrer dos séculos, exprimindo a admiração do povo diante das Maravilhas do Senhor nas origens e no desenvolvimento do universo.

Esta bela narrativa é a expressão de um poema autêntico e comovente sobre a criação e o Criador. Usa o escritor sagrado de uma linguagem simples e figurada da criação, focalizando, dentro dos seus conhecimentos rudimentares, uma crença antiga, para passar as lições advindas de Deus.

Em nossos dias, com fundamento nas luzes da ciência, o autor poderia discorrer, com muito mais detalhes, sobre os vários estágios da criação. Mas tais descrições iriam traduzir, fundamentalmente, a mesma admiração e estupefação quanto às maravilhas de Deus no início e no desenvolvimento posterior do mundo. O Beato Paulo VI já ensinava:

“Assim, o homem pode querer organizar a terra sem Deus, mas sem Deus, no final, ele apenas a pode organizar contra o homem. Seria um humanismo desumano, pois não há um verdadeiro humanismo para além daquele que é aberto ao Absoluto”!
(cf. Carta Mensal, ENS, Dez. 2.000, no. 360, pg. 11)

Essas realidades continuam a causar espanto em todos nós, Casais das Equipes de Nossa Senhora. A nossa vivência sobre a criação, da mesma maneira que o escritor sagrado, deveria refletir a ação contínua de Deus nesse universo, a sua direção e o seu objetivo: 

“Deus está profundamente interessado em cada aspecto da criação”!
(cf.“Um ano com a Bíblia”, Christopher Idle, Vozes, 1.995, pg. 10)



Fátima e João Bosco
Equipe 5 A - Jundiaí/SP



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de postarem no blog essas catequeses que são muito enriquecedoras na formação do Cristão.

    Muito bom o conteúdo. Continuem!!
    Continuem !! A idéia é Excelente !!

    abraços

    Cida e Moacir

    ResponderExcluir