terça-feira, 28 de abril de 2015

A providência divina

A experiência da presença concreta de Deus na sua história, principalmente nos vários acontecimentos de acolhimento e libertação, se mantém sempre viva no Povo de Israel. De igual maneira, em nós, Comunidade e Casais, pela sucessão dos fatos com que Deus prodigalizou os nossos caminhos.

Tanto os israelitas quanto nós sentimos o amor e a presença, reais e constantes, do Senhor. Compreendemos “na carne e no espírito” o significado do Nome do Senhor, que tinha sido revelado a Moisés: “Eu Sou me enviou até vocês” (Ex. 3, 14). 

“Eu Sou”... Aquele que está sempre conosco... A Providência Divina a orientar, a conduzir, a velar por nós, em todos os momentos da peregrinação pela História da Salvação: “ Mas é a tua providência, ó Pai, que pilota o nosso barco, porque também no mar abriste o caminho, uma rota segura entre as ondas” (cf. Sb. 14, 3).

Mas o Plano e a Providência de Deus não ficaram somente nas origens... Continuam a agir em todos os tempos e em todo o universo, em cada um de nós, dando uma direção e um objetivo. 

Deus está profundamente interessado em cada faceta e em cada tempo de sua criação. A vigilância do Criador se mostra em toda a história, mas não como um destino, um fatalismo, uma mágica ou uma obrigação.

Ao contrário, a Providência é colocada como o fundamento da nossa confiança, da nossa esperança, da nossa fidelidade, do nosso agradecimento, “do nosso hino de honra e glória ao Senhor, nosso Deus” (cf. Ap. 4, 11).

Voltando as nossas vistas, tanto os filhos de Israel como a Comunidade e os Casais, a todos esses maravilhosos fatos, passamos a perceber claramente o devotamento de Deus para todos nós:
“A criação foi um ato de amor para conosco”!
[cf. Sl. 103 (102), 8ss.]

Fátima e João Bosco
Equipe 5A – Jundiaí/SP

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de postarem no blog essas catequeses que são muito enriquecedoras na formação do Cristão.

    Muito bom o conteúdo. Continuem!!
    Continuem !! A idéia é Excelente !!

    abraços

    Cida e Moacir

    ResponderExcluir