sábado, 31 de maio de 2014

A Associação "Amigos do Padre Caffarel"

Henri Caffarel
Por que pedimos a canonização do Pe. Caffarel?

O pedido de abertura da causa de canonização do Pe. Henri Caffarel foi feito pelas Equipes de Nossa Senhora, representadas pela Equipe Responsável Internacional, em 2006. Mons. Lustiger, arcebispo de Paris, dizia que o Pe. Caffarel era "um profeta para o nosso tempo"! Hoje toda a gente está de acordo em dizer que o Pe. Caffarel soube sempre ver os sinais dos tempos e antecipá-los. A sua palavra revela-se de plena atualidade. O objetivo é apostólico: promover o sacramento do matrimônio e a oração. A sua vida foi marcada pelas numerosas conversões em cuja origem ele esteve e pela sua irradiação espiritual. As suas intuições, a sua perseverança e a sua humildade face à vontade divina estão na origem de vários movimentos que respondem hoje às necessidades do nosso tempo. É, pois, importante dar a conhecer a sua irradiação, a espiritualidade conjugal e familiar que ele realçou de forma magnífica. A sua mensagem é verdadeiramente atual. Dar a conhecer e fazer reconhecer o Pe. Caffarel é também uma forma de fazer reconhecer os movimentos que ele criou, entre os quais as "Equipes de Nossa Senhora".


O papel da associação "Amigos do Pe. Caffarel":


Como acontece com todas as causas de canonização (de que a beatificação é a primeira etapa), foi criada uma associação, que tem por objetivo a promoção da causa. Esta associação assegurou e forneceu os meios materiais e humanos necessários para:
  • coligir o conjunto dos documentos escritos pelo Pe. Caffarel,
  • transmitir esses documentos aos peritos historiadores e teólogos,
  • identificar as testemunhas e apresentá-las à Comissão diocesana de inquérito.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora, ator da causa, nomeou o Pe. Paul-Dominique Marcovits, o.p., postulador da causa e Marie-Christine Genillon, vice postuladora. Esta última ocupou-se nomeadamente da reunião do conjunto dos documentos, publicações e outros escritos do Pe. Caffarel. Também Mons. François Fleischmann, antigo Conselheiro Espiritual da ERI, colaborou nesta tarefa.


Uma equipe "satélite" para fazer uma apresentação do pensamento do Pe. Caffarel:


Na sequência das decisões do Colégio de Durham 2007, foi criada uma Equipe Satélite (internacional), que elaborou um documento sintético de 40 páginas sobre a vida e o pensamento do Pe. Caffarel. Este documento foi posto à disposição de todas as regiões e Super-Regiões na reunião do Colégio de Fátima em Julho de 2008 e está disponível em versão pdf no secretariado da Associação.


Que devemos fazer para ajudar este processo?


Dar a conhecer o Pe. Caffarel! Hoje parece que os equipistas ainda não conhecem bem o Pe. Caffarel. É necessário dar a conhecer a sua vida, o seu papel vital na criação de movimentos, as suas intuições e o seu pensamento sobre o matrimônio, a sua atenção às viúvas, o seu apostolado como "mestre de oração". Para isso, sugerimos as seguintes ações:
  • Divulgar amplamente a oração pela canonização do Pe. Caffarel. É necessário difundi-la amplamente e fazê-la rezar. Estamos no centro do que é importante: a oração. 
  • Pedir a Deus, por intercessão do Pe. Caffarel, um milagre. O milagre (cura física, imediata, completa, definitiva e inexplicável pela ciência) é o sinal de que o Pe. Caffarel está atuante neste mundo, segundo a vontade de Deus, para o bem das pessoas.
  • Em cada boletim regional, podemos fazer um artigo sobre o Pe. Caffarel ou incluir excertos dos seus escritos. 
  • Recomenda-se que, na página inicial de todos os sites das Equipes se faça menção do nosso fundador, o Pe. Caffarel, e do processo de canonização em curso, e que se remeta para o site internacional: www.henri-caffarel.org
  • Em todos os encontros de responsáveis de equipe, de responsáveis de setor, devemos prever um tempo para falar do Pe. Caffarel e do projeto de canonização.
  • Em todas as reflexões de natureza espiritual, podemos alimentá-las apoiando-nos em partes dos textos do Pe. Caffarel.
  • Nos encontros de Setor ou de Região, podemos promover uma venda com os livros do Pe. Caffarel e o DVD.
  • Podemos dar a conhecer o DVD sobre o Pe. Caffarel dentro e fora do Movimento.
  • Dá-lo a conhecer às televisões católicas para a difusão de parte ou da totalidade do mesmo.
  • Podemos dar a conhecer o Pe. Caffarel nos meios de comunicação católicos – rádios ou jornais – propondo artigos ou entrevistas.
Todas as publicações sobre o Pe. Caffarel são bem-vindas e servem para completar o dossiê de canonização.

Papel do correspondente dos Amigos do Pe. Caffarel:

A ação em favor da canonização do Pe. Caffarel é da responsabilidade das Equipes de Nossa Senhora. É desejável que este "correspondente" seja escolhido de entre a equipe da região ou faça parte da região. Este correspondente terá as seguintes funções:
  • Suscitar adesões
  • Gerir a lista dos aderentes
  • Difundir amplamente o boletim da associação "Amigos do Padre Caffarel"
  • Assegurar a sua tradução quando necessária
  • Assegurar a informação na SR ou Região
  • Assegurar a ligação com a associação "Amigos do Padre Caffarel"
  • Reunir as quotizações numa conta local
  • Organizar as transferências de fundos em ligação com as Super-Regiões
  • Assegurar localmente a ligação entre os aderentes
  • Responder às questões locais
  • Informar os Conselheiros Espirituais
  • Definir um plano de ação com base nas sugestões mencionadas acima.
Cada Região poderá propor um tema a partir dos textos do Pe. Caffarel. Seria interessante escolhê-lo como tema do ano. Na SR França-Luxemburgo-Suíça existe um tema deste tipo (Henri Caffarel, textes choisis, 1903-1996). As Regiões ou Super-Regiões podem suscitar a tradução das publicações e dos escritos do Pe. Caffarel (para isso, devem dirigir-se ao Postulador para a obtenção dos direitos necessários):
Père Paul-Dominique Marcovits, o.p.,
"Les Amis du Père Caffarel"49, rue de la Glacière75013 PARIS – France

Conclusão:

Agradecemos que nos comuniquem o nome do correspondente para vossa Região ou Super-Região, para o endereço seguinte:
"Les Amis du Père Caffarel "49, rue de la Glacière - (7e étage) - F 75013 PARISTel. : + 33 1 43 31 96 21 - Fax.: + 33 1 45 35 47 12Email: association-amis@henri-caffarel.orgSite: www.henri-caffarel.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário