sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tema de Estudo para 2014

Na pedagogia do nosso Movimento o ESTUDO DO TEMA tem um papel fundamental para a boa formação do equipista. É um instrumento básico para ajudá-lo em sua capacitação e desenvolvimento. É tão importante que, na reunião mensal, dentre as suas cinco partes, uma é dedicada ao debate do tema, preparado e discutido entre o casal durante o mês. 

Como é natural de se admitir, no início da vida do Movimento, os temas sempre foram indicados pela Direção. Nossos Estatutos de 1947 assim o fizeram, não por razões de autoritarismo, mas como auxílio para algo ainda em formação. Com o amadurecimento trazido pelo passar dos anos, vemos o documento da Segunda Inspiração dar maior elasticidade na escolha do tema, não se limitando mais somente àqueles preparados ou indicados pela Direção. O universo dos equipistas hoje apresenta uma grande variedade, quer no tocante às faixas etárias dos casais, aos anos de existência de cada equipe, diversidades culturais etc.  

Para o ano de 2014 o tema de estudo será: Acolher e cuidar dos homens. Pe. Miguel Batista explica que a proposta é que o tema seja desenvolvido ao longo do ano, centrado no convite à descoberta e ao cuidar de si (1ª reunião), do outro (2ª reunião), a dois (3ª reunião), em família (4ª e 5ª reunião), na sociedade que nos rodeia (6ª reunião), no seio da Igreja (7ª reunião) e no mundo (8ª reunião). Enfatizou que o fio condutor são os textos dos Evangelhos, que, escolhidos para cada reunião, são o seu centro.

Equipe do Blog das ENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário