terça-feira, 1 de outubro de 2013

2º Retiro Anual das ENS Jundiaí - 20, 21 e 22 de Setembro de 2013

O retiro anual das ENS, realizado entre 20 e 22/09/2013, foi realmente uma benção para os casais equipistas dos setores A e B de Jundiaí.

Conduzido pelo Pe. José Alem, cmf (Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria), o retiro teve realmente um ambiente e clima de retiro, pois assim o Pe. Alem buscou desde o início: manter o grupo com o coração calmo e acalentado pelo Nosso Senhor Jesus.

Na sexta-feira à noite, o Pe. Alem apresentou a ideia geral do que seria o retiro, deixando a nós, equipistas, já bem claro que seria uma oportunidade única de um encontro íntimo com Jesus, pois deveríamos prezar pelo silencio, tentando aproveitar não somente os momentos de sala ou capela, mas cada minuto, nos intervalos, na hora de dormir, refeições, enfim, todos os momentos como um verdadeiro retiro espiritual, aliás, isso foi muito enfatizado, há várias formas de reunir-se em comunidade para um período de horas ou dias, como encontros, cursos, formações etc., mas retiro tem um sentido especial, explicado pelo Pe. Alem, que o retiro espiritual deve ser feito como uma experiência de deserto, buscando em Deus e somente nele as respostas, para isso todas as distrações e barulhos devem ser minimizadas ou se possível anuladas, daí a necessidade do silencio, da calma.

Foi também partilhado que o retiro deve ser aproveitado como tempo de crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, de crescer como pessoa, como discípulo (aquele que segue o mestre), como missionário (que leva Jesus aos outros), crescer como casal e família, e finalmente crescer como membros das ENS.

Sendo muito honesto, alguns de nós casais ENS, ficamos surpresos ao receber logo no início do retiro um 'Programa’ com todo o conteúdo do retiro, os horários, orações e os demais momentos do encontro, mas o mais surpreendente de tudo e ao menos para nós casais da Equipe 20A, é que o retiro trouxe momentos surpreendentes de profunda experiência de Deus mesmo tendo tudo planejado e descrito em nossas mãos, as surpresas foram chegando e tomando conta de nosso ser.

O Pe. José Alem, certamente carregado de muitas benção de Nosso Senhor Jesus, nos levou a acalmar o nosso coração, a fazer tudo com mais calma e principalmente menos barulho, pois a profundidade da oração e a experiência do deserto se torna muito difícil ou superficial na agitação que costumamos trazer em nossos dias, e infelizmente mesmo durante nossas celebrações as vezes, ou em momentos espirituais.

Despertamos o sábado com uma oração da manhã com uma mensagem cheia de esperança, onde o Pe. Alem destacou a longanimidade de Nosso Senhor, ou seja, Deus que em sua divina paciência é capaz de suportar afrontas em benefício do afrontador (nós pecadores), Ele não reage como nós em querer dar o troco, linda forma de começar o dia.

Ao longo do dia várias meditações do Pe. Alem, sempre de profunda espiritualidade e muita sabedoria, fazendo com que nosso amor pela nossa Igreja Católica e pelas coisas de Deus só aumentasse em cada minuto que o Senhor nos comunicava através de seu servo e representante diante de nós.

O tema principal meditado foi a Conversão, para o qual o Pe. Alem muito sabiamente colocou pensamentos que nos levasse a entender e vivenciar o que é a busca pela conversão e o que ela deve trazer, ao dizer por exemplo: É necessário que nossa alma se recolha e se encontre com Deus, se isso não acontece é como uma roda desgovernada, batendo de um lado e de outro, pois Deus é o nosso eixo, e se não estivermos fixos a ele é impossível manter uma direção.

Também refletimos bastante sobre os "Objetivos do ano da Fé", passando pela reflexão sobre a redescoberta da fé, sobre uma renovada conversão e chegando a vivencia da Eucaristia e o testemunho da Caridade.

Um dos momentos centrais do dia (no sábado) para nós equipistas foi também fazer o dever de sentar-se, direcionado com a reflexão sobre como estamos vivendo a nossa Fé e o que fazemos para buscar crescer na Fé em Deus.

Tivemos ainda uma catequese litúrgica sobre alguns pontos essenciais da liturgia da missa, no qual foi explicado alguns nomes e significados de objetos, paramentos e alfaias litúrgicas assim como sobre os tempos litúrgicos, momento também muito rico, seguido pelo maior dos momentos, a Celebração da Eucaristia.

O sábado finalizou-se com a Noite Mariana, que como tudo que está ligado a Maria nossa mão foi agraciado.



No domingo fizemos a meditação mais particular sobre o PCE Regra de Vida, que enriqueceu nosso entendimento desse importante ponto e desafio em nossas vidas, e assim pudemos bem celebrar juntos o Dia do Senhor, com a santa Eucaristia.

Aprendemos ainda durante o encontro algumas orações que certamente ajudam, a nós casais e famílias bem viver a boa nova que Jesus anunciou, entre elas destaque para a "Oração ao Espirito Santo (Paulo VI)", que nos leva a pedir a Deus, na pessoa do Espirito Santo, dar-nos um Coração Grande e Forte, capaz de amar verdadeiramente, oração que traz a mensagem do Evangelho resumida; e aprendemos ainda a oração "À Vossa Proteção" direcionada a Nossa Senhora.

Foi realmente um retiro espiritual com todo o conteúdo e clima de um verdadeiro retiro, afastamento das criaturas e das coisas, e principalmente do barulho e da agitação, no qual em busca de revisitar como anda nossa Fé, partilhamos e refletimos sobre o importante PCE da Regra de Vida.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo mantenha acesa essa chama da Fé profundamente vivenciada durante esse retiro das ENS.

Marcela e Valdenir
Equipe 20A - Jundiaí/SP

A fotos deste final de semana estão aqui
(Fotos: Marcela/Valdenir, Daniele/Mayron)

Nenhum comentário:

Postar um comentário